― Advertisement ―

spot_img

JG Compra de Café e Vila Nova decidem a final do Regional de Futsal em Barra de São Francisco

 Nesta sexta-feira (10), tem decisão do campeonato Regional de Futsal Unibarra no Ginásio de Esportes Antônio Valli, no bairro Cruzeiro, em Barra de São...

Barra de São Francisco apresenta Serviço Especializado de Reabilitação em Deficiência Intelectual e Autismo – SERDIA

A Prefeitura de Barra de São Francisco, apresentou na tarde desta quarta-feira (13) por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o Serviço Especializado de Reabilitação em Deficiência Intelectual e Autismo (SERDIA).

O evento foi realizado na Câmara Municipal de vereadores e contou com a presença do melhor Secretário de Saúde de todos os tempos do município, Elcimar de Souza Alves, que representou o prefeito Enivaldo dos Anjos, representantes de diversos setores das Secretarias de Saúde, de Assistência Social, de Comunicação, além de vereadores e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

O evento foi aberto pelo Secretário Elcimar de Souza Alves, e a palestra de apresentação do SERDIA foi ministrada pela Enfermeira de Referência Técnica da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência, Caroline Possatti Pereira, seguida da Assistente Social da APAE, Ana Paula da Silva Souza Fanti.

As duas explicaram como funcionará o Serviço SERDIA e apresentaram a equipe de profissionais que trabalharão no mesmo dentro da APAE, que foram apresentados aos presentes. O SERDIA constitui uma política estadual de estratégia para ampliar a assistência no Sistema Único de Saúde (SUS) e territorializar o atendimento à pessoa com Deficiência Intelectual (DI) e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Consiste em um serviço de Atenção Especializada que irá oferecer atendimento integral as pessoas com DI e TEA.

Os objetivos são: – Ampliar assistência no SUS, territorializando o atendimento as pessoas com DI e TEA, promovendo o acesso e reduzindo obstáculos; – Humanizar a atenção em saúde, com a ampliação da autonomia das pessoas com DI e TEA; – Estruturar e fortalecer as ações que visem à atenção à saúde das pessoas com DI e TEA.

O serviço contará com uma equipe formada por um psicólogo, um assistente social, um terapeuta ocupacional ou um fonoaudiólogo, um fisioterapeuta e um médico neurologista e outro clínico geral. O Secretário de Saúde Elcimar explicou como será o atendimento dos pacientes excepcionais pelo SERDIA e a participação da prefeitura na execução do serviço.

“O SERDIA é um serviço especializado de reabilitação. No nosso caso aqui, é o SERDIA Tipo 2, que é a reabilitação intelectual e do autismo. Ele vai ser gerido em parceria com a APAE. Esse é um projeto do Governo do Estado.

O Município fez a adesão, o governo repassa o recurso, o Município faz a contrapartida e já foi aprovado um Projeto de Lei de autoria do prefeito municipal, essa semana aqui na Câmara Municipal, autorizando esse repasse para a APAE.

Então, a APAE vai fazer a aplicação deste projeto na prática com a sua equipe multidisciplinar. A porta de entrada para o serviço são as unidades básicas de saúde. A pessoa que necessitar desse atendimento especializado, vai procurar a unidade básica de saúde, onde será referenciado para a APAE”, afirmou.

Segundo o secretário o serviço concentrará os atendimentos a pacientes com DI e TEA no município, evitando o stress e o desgaste físico e emocional deles em viagens para atendimentos em outras cidades.

Ele classificou o serviço como um ato de inclusão social para os pacientes que serão atendidos pelo SERDIA. “É um cuidado a mais com esses pacientes que possuem uma deficiência intelectual, que precisa ser trabalhada, para que eles sejam inseridos completamente e corretamente dentro da sociedade. E isso acontece quando você trabalha essa reabilitação. O autista também precisa dessa atenção. O Município já faz essa atenção ao Autismo no Espaço Integrar, mas agora vão ter mais essa facilidade de atendimento na APAE”, encerrou Elcimar.

Segundo a Assistente Social da APAE, Ana Paula, esse é mais um avanço no município, da política da pessoa com deficiência. “Esse serviço foi formulado através de uma articulação da Federação das APAES junto com o Governo do Estado, onde nasceu para os municípios, que não tem o Centro Especializado de Reabilitação (CER), o SERDIA que é um serviço do Governo do Estado, com contrapartida do Município. Esse serviço vai somar muito e facilitar, com o apoio, as terapias para essas crianças”, explicou Ana Paula.

O Serviço Especializado de Reabilitação em Deficiência Intelectual e Autismo de Barra de São Francisco já está em fase final de documentação e segundo a Assistente Social Ana Paula, em no máximo duas semanas já estará funcionando.