O Nova Venécia FC não vai mais disputar a Copa Espírito Santo deste ano. A decisão foi anunciada pelo clube na tarde desta terça-feira (12), um dia antes da publicação da tabela da edição 2024.
Campeão em 2021, o clube abriu mão da jogar a competição deste ano e afirmou, em nota oficial, que “o momento é de focar na base, analisar bons nomes no segundo semestre e projetar um elenco forte para 2025”.
“O Nova Venécia informa que optou por não participar da Copa ES nesta temporada, visando uma reestruturação para o próximo ano. Essa decisão estratégica visa fortalecer a equipe para futuros desafios”, completa a nota.
COPA ES 2024
Dez equipes haviam confirmado participação na Copa Espírito Santo 2024, prevista para começar dia 27 de abril, com um novo formato de disputa, e que dá vaga para o Campeonato Brasileiro Série D 2025 ao campeão, além da possibilidade de ofertar ao vice-campeão, uma vaga para a Copa Verde do ano que vem, que ainda precisa ser confirmada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
No arbitral, a maioria dos clubes votou a favor da proposta de fórmula de disputa apresentada pela Desportiva Ferroviária. De acordo com o novo formato, todos os times se enfrentam na primeira fase, em turno único. Os oito melhores avançam para a segunda fase, que terá duas chaves com quatro times em cada. A Chave A terá o primeiro, o quarto, o quinto e o oitavo colocados da primeira fase. Já a Chave B será composta pelo segundo, terceiro, sexto e sétimo colocados.
Os times da Chave A enfrentam os da Chave B, em turno e returno, e apenas os líderes de cada grupo avançam para a grande final, disputada em jogo único, prevista para o dia 17 de agosto, no estádio estadual Kleber Andrade.