spot_img
spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Prefeitura encerra Oficina de Manicure e Pedicure no CRAS Nova Barra com entrega de certificados

Na manhã desta sexta-feira (19), a Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou a cerimônia...

Barra de São Francisco sanciona lei que autoriza infraestrutura ferroviária no município

Antes de sair de licença, Enivaldo dos Anjos encaminhou para a Câmara Municipal de Barra de São Francisco e o prefeito interino Wanderson Melgaço sancionou, nesta sexta-feira, 18, uma lei que altera o código de posturas do município para autorizar a inclusão de infraestrutura ferroviária em seu território. A mudança legislativa é uma resposta à expectativa de implantação da Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek (EFB JK), também conhecida como Ferrovia JK, um dos maiores projetos logísticos do país.

Com 1.188 km de extensão e um investimento estimado em R$ 14 bilhões, a ferrovia, desenvolvida pela Petrocity Ferrovias, ligará Brasília (DF) ao litoral do Espírito Santo, passando por Barra de São Francisco e utilizando parte da estrutura da Ferrovia Norte-Sul. O empreendimento, considerado a maior ferrovia privada do Brasil, tem potencial para transformar a economia da região, com geração de empregos, atração de investimentos e a possível instalação de portos secos aduaneiros.

Justificativa da lei

A proposta de alteração do código de posturas municipal destacou que a passagem da Ferrovia JK por Barra de São Francisco representa uma oportunidade histórica de desenvolvimento. A medida busca preparar o município para receber a infraestrutura necessária, facilitando o escoamento de mercadorias, o transporte de passageiros no futuro e a integração logística com outras regiões.

O texto da lei ressalta ainda que o projeto é de interesse público e beneficiará não apenas Barra de São Francisco, mas toda a Região Noroeste do Espírito Santo e cidades vizinhas de Minas Gerais, impulsionando o crescimento econômico e social.

Próximos passos

Com a sanção da lei, o município está legalmente preparado para receber as obras e investimentos relacionados à ferrovia. Agora, aguarda-se o avanço do projeto por parte da iniciativa privada e a definição dos cronogramas de implantação.

A expectativa é que, com a consolidação da Ferrovia JK, Barra de São Francisco se torne um importante polo logístico, fortalecendo sua economia e melhorando a qualidade de vida da população.

Confira mais detalhes sobre o andamento do projeto em breve!

spot_img
spot_img
spot_img