spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Barra de São Francisco inaugura Sala da Lei Maria da Penha com atendimento humanizado 24h

Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (11) um novo espaço voltado ao atendimento humanizado de mulheres vítimas de violência doméstica em Barra de São...

Arranjos Produtivos entrega mudas de cacau em Jaguaré

 

Destaque na produção de café conilon, o município de Jaguaré, no norte do Estado, recebeu do Projeto Arranjos Produtivos, da Assembleia Legislativa (Ales), mudas de cacau que vão ajudar a diversificar a produção local. A entrega de quatro mil mudas, de um total de 62 mil, para 110 produtores rurais, aconteceu na noite de sexta-feira (4) durante a abertura da 32ª Festa do Produtor Rural do município.

A entrega foi feita pelo presidente do legislativo estadual, deputado Marcelo Santos (União), com a presença do prefeito de Jaguaré e correligionário, Marcos Guerra, do deputado federal Da Vitória (Progressitas), de representantes de entidades ligadas à agricultura, dirigentes sindicais e vereadores do município.

Apesar de ressaltar a importância da entrega, Marcelo Santos registrou que o trunfo do projeto de apoio à diversificação da agricultura familiar é o conhecimento levado aos produtores.  “O objetivo não é o número de mudas, e sim a capacitação que os nossos técnicos vão dar a eles, o conhecimento, o aprimoramento de uma técnica ainda melhor de como cultivar, por exemplo, o cacau que nós estamos entregando agora. Auxiliando eles na constituição associativa, criando associações de produtores, mas também auxiliando na constituição e na certificação de pequenas agroindústrias. E também saber para quem e para qual mercado você vai comercializar”, pontuou.

O engenheiro agrônomo e técnico do Arranjos Produtivos em Jaguaré, Ericke Souza, explicou que o incentivo para a produção do cacau no município é uma forma de garantir renda para os produtores no período da entressafra de culturas tradicionais na região, como o cacau e a pimenta-do-reino. “A pimenta-do-reino, por um certo tempo, começa a dar fusariose (doença causada por fungo), começam a morrer os pés. Quando a pimenta-do-reino começa a morrer, os produtores começam a plantar o cacau. Com quatro anos sua roça está formada, está um sistema 100% produtivo. E por que o cacau? Porque é um produto de alto valor agregado, ele ajuda os produtores a ter essa diversidade na sua renda. (…) Então, o produtor tem uma cultura opcional para ele vender e honrar as contas”, detalhou.

Além do cacau, o Arranjos Produtivos também entregará mudas de banana, aipim e citrus. “Nós também estamos levando conhecimento nessas outras áreas que a gente pretende potencializar (…) para que eles possam ter independência, possam produzir melhor, com mais qualidade e se organizarem em associações, que possam vender os seus produtos”, ressaltou a secretária da Casa dos Municípios da Ales, Joelma Costalonga.

O produtor Ângelo Corteletti falou sobre a importância do projeto para a diversificação na lavoura. “A gente já mexe com o café, a pimenta e, agora, a gente vem completando com o cacau pra ajudar na renda familiar. (…) Acho que nem todo mundo conhece o que é a produção do cacau, talvez não saiba o manejo certo da produção, então já está vindo esse incentivo para o produtor ter uma rendazinha melhor, né?“, disse.

Arranjos Produtivos

Desenvolvido pela Ales em parceria com o governo do Estado, o Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e apoio das prefeituras, o Arranjos Produtivos está presente em 27 municípios.

Atua na formação técnica de agricultores, aquisição de mudas, regularização e formalização das agroindústrias. Tem como foco a geração de emprego e renda na agricultura familiar, com compromisso com o desenvolvimento sustentável.

O projeto busca potencializar a diversificação na agricultura familiar, aumentando a oferta de alimentos e contribuindo para a segurança alimentar e acesso a alimentos frescos e saudáveis. O projeto já entregou mais de 2 milhões de mudas, alcançando 25 mil produtores rurais.

spot_img
spot_img
spot_img