― PUBLICIDADE ―

Musk quer fechar principal órgão de ajuda humanitária dos EUA

A declaração foi feita por meio de uma transmissão de áudio no X (antigo Twitter); bilionário afirma ter o apoio de Trump O bilionário Elon...

Enivaldo acaba de tomar posse para seu 3º mandado como prefeito de Barra de São Francisco

O prefeito Enivaldo dos Anjos (PSB) acaba de tomar posse, ao lado do vice Wanderson Melgaço (PSB), para seu terceiro mandato na chefia do Executivo. Anteriormente, ele foi prefeito entre 1989 e 1992 e voltou a se eleger em 2020 para o atual mandato de 2021 a 2024.

Enivaldo foi reeleito em 6 de outubro de 2024, aos 74 anos, com 15.386 votos (64,23% dos votos válidos). O vice, Wanderson Melgaço, que há mais de 20 anos acompanha Enivaldo como assessor e nos últimos quatro anos teve atuação destacada na administração, está tendo sua primeira experiência com mandato eletivo.

Enivaldo dos Anjos começou sua carreira elegendo-se deputado estadual em 1986. Dois anos depois, candidatou-se e venceu a eleição para prefeito de Barra de São Francisco. Nos últimos seis meses do mandato, em 1992, renunciou, passou o cargo para o vice, Jaime Nery da Silveira, e assumiu o comando da Secretaria de Estado de Interior no Governo de Albuino Azeredo.

Ficou na pasta até meados de 1994, quando se desincompatibilizou para disputar as eleições, voltando a se eleger deputado estadual, cargo para o qual se reelegeu em 1998. No ano de 2000, foi escolhido conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo, onde se aposentou em 2010, aos 60 anos, com 35 anos de serviço público – antes de empreender na carreira política, Enivaldo era serventuário da Justiça, concursado.

Ainda em 2010, para reforçar a campanha do senador Renato Casagrande ao Governo do Estado, Enivaldo integrou a chapa de Magno Malta ao Senado, elegendo-se segundo suplente. Em 2012, perdeu a eleição de prefeito para Luciano Pereira, mas percebeu que ainda tinha densidade eleitoral e, em 2014, candidatou-se e se elegeu deputado estadual.

Sua atuação foi marcada pela presidência de duas CPIs, a da Máfia do Guincho e a da Sonegação de Impostos. Por conta de sua atuação, a Justiça condenou oficiais da PM por conluio com o esquema de multas e guincho no Estado, e o erário estadual conseguiu recuperar cerca de R$ 1 bilhão em impostos que estavam sendo sonegados por grandes empresas. A CPI apurou mais de R$ 10 bilhões de sonegação no Estado.

Graças a essa projeção, Enivaldo se reelegeu deputado estadual em 2018, depois de uma efêmera candidatura a prefeito de Vitória, que acabou retirada por pressões da cúpula partidária. Entretanto, logrou êxito em eleger o sobrinho Mazinho dos Anjos vereador de Vitória.

Depois de insistentes apelos de seus aliados de Barra de São Francisco, candidatou-se novamente a prefeito e se elegeu, com quase 70% dos votos, em 2020. Dois anos depois, em 2022, consolidou a parceria política com o sobrinho Mazinho dos Anjos, dando-lhe 65% de sua votação na região de sua influência política na região Noroeste. Ao mesmo tempo, deu relevante margem de votos à reeleição do governador Renato Casagrande, de quem é aliado desde 2010.

Assim, Enivaldo, Mazinho e o governador Casagrande formaram uma forte aliança que tem resultado em grandes investimentos não apenas em Barra de São Francisco, mas também no Norte do Estado, especialmente, na microrregião Noroeste. (Da Redação)

Enivaldo acaba de tomar posse para seu 3º mandado como prefeito de Barra de São Francisco

spot_img
spot_img
spot_img