O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) vai oferecer, mais uma vez, serviços de Habilitação e Veículos e realizar atividades de educação para um trânsito seguro. A ação tem início nesta quarta-feira (11) e segue até sábado (14), no município de Ecoporanga. As atividades integram a programação do “Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural”, promovido pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA), por meio da Superintendência Federal do Desenvolvimento Agrário no Espírito Santo e da Superintendência Regional do Incra-ES.
O evento vai disponibilizar diversos serviços para a regularização de documentos civis, como carteira de identidade, CPF, habilitação, ações de saúde, educação no trânsito, serviço social, além de cadastros, orientação e fomento ao acesso às políticas públicas do Governo Federal para a agricultura familiar, reforma agrária e desenvolvimento agrário inclusivo.
O Detran|ES levará o ônibus Detran Itinerante para prestar serviços relacionados à Habilitação e Veículos, emissão de taxas e documentos, biometria, renovação, transferência, prova teórica, orientação de regularização e tira-dúvidas para o público geral. O cidadão deverá levar um documento oficial com foto para receber o atendimento.
Além disso, a equipe de educação do Detran|ES realizará atividades lúdico-pedagógicas, a exemplo do jogo de tabuleiro Transitolândia, no qual as crianças participam como peças de tabuleiro gigantes e jogam o dado para responder às perguntas sobre o trânsito e avançar nas casas como forma de aprendizado de comportamentos seguros no trânsito.
Os atendimentos serão realizados nos distritos de Muritiba, nesta quarta-feira (11) e na quinta-feira (12), e no Assentamento Miragem, na sexta-feira (13) e sábado (14), das 08h às 16h. Apesar de o público prioritário ser as trabalhadoras rurais, haverá serviços voltados para toda a família.
O mutirão integra a agenda 2024/2 do Programa Nacional de Bem Viver e Cidadania das Mulheres Rurais do Governo Federal, desenvolvido pelo MDA. A previsão é de que até 2025 sejam realizados mutirões em outras regiões rurais capixabas.