Por Cíntia Zaché, Rede Notícia
Uma conquista histórica para Nova Venécia! João Paulo Costa Fanticelli, 27 anos, foi aprovado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro, para cursar Matemática, resultado que foi divulgado, no último dia 25. A partir de março, João fará parte do seleto grupo de estudantes, a integrar na unidade de ensino e pesquisa qualificada, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e ao Ministério da Educação, sendo possivelmente o primeiro veneciano a conquistar a aprovação.
Além disso, o matemático passou em primeiro lugar no processo seletivo para o doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, e está disputando o processo para a Universidade de São Paulo (USP), que deve sair resultado no próximo dia 05. “Mas, minha decisão já é o IMPA”, pontua.
Formado em Matemática na UFRJ, instituição que também cursa mestrado, que será finalizado no próximo mês de fevereiro, o matemático afirma que, já esperava a aprovação. “Consegui conceito máximo em todas as matérias que cursei no mestrado, Isso ajudou muito. Me sinto feliz, porque agora, devo focar mais na pesquisa, que é o que gosto”, relata.
Para ser aprovado no doutorado do Impa, o estudante explica como foi o processo. “Consiste apenas de análise de currículo e do estudo, de cartas de recomendações enviadas por ao menos, dois professores. No meu caso, eles foram meus professores aqui na UFRJ. Um deles é meu orientador, a outra, era uma professora que gostou de mim como aluno. Após esta etapa, meu sonho é fazer um pós-doutorado”, narra.
No doutorado, João conta um pouco de como vai ser. “A questão de pesquisa, em geral, se vê coisas como teoremas ou proposições, que afirmam alguma coisa. As provas de tais teoremas e proposições foram feitas por pessoas. Mas, existem ainda outros teoremas e proposições, que ainda não foram provadas, e com isso, várias estudantes, profissionais, se empenham a prová-los. É isso que se faz na pesquisa em matemática. Claro que, existem outras coisas a se fazer também, mas a grosso modo, é isso”, explica.
Com tantas conquistas, João esclarece o motivo do sucesso. “Estudo 12 horas por dia, e aos finais de semanas, 8 horas. Para ajudar, eu faço 1h30 de exercícios físicos por dia, o restante do tempo, durante a semana, é estudando mesmo. Final de semana, tiro um tempinho para o lazer”, diz.
Estudos em Nova Venécia
Filho de Marcos Fanticelli e Mariluce Oliveira Costa Fanticelli, irmão do Marco Aurélio Costa Fanticelli e João Gabriel Costa Fanticelli, João cursou o Ensino Fundamental e Médio, na EMEF Veneciano e na EEEM Dom Daniel Comboni (Estadual), respectivamente. “Posso citar dois professores do estadual, que me ajudaram a ter mais desejo pelas exatas. Um foi o professor Michel, ele dava aula de Física e outro, é o professor Paulo César, que dava aula de química”, conta.
Depois que finalizou estudos nas duas escolas públicas venecianas, foi a vez do João ir em busca dos seus sonhos. “A partir daí, fui para São Paulo, para fazer um curso preparatório, para tentar entrar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Foi então que, neste cursinho, descobri minha paixão pela matemática. E aí, decidi seguir na área”, diz.
Sobre o domínio com os números, o matemático revela. “Sempre tive certa facilidade com matemática, em geral, as notas nas disciplinas de exatas eram sempre altas, em contraste com as das outras áreas, que eram uma decepção “, fala aos risos.
Para conseguir expressivas aprovações, o veneciano pontua o auxiliou para as conquistas. “Acho que o meu esforço e meu amor pela matemática, me ajudaram muito, me empenhei exaustivamente, para conseguir as notas que tive”, esclarece.
De acordo com o João, o maior sonho dele é provar que o conjunto de Mandelbrot é localmente conexo. “Isso é um problema em aberto na matemática, que ninguém provou ainda, e, eu gostaria muito de conseguir, pois acho esse problema bem legal”, relata.
Então, vai com tudo, João! A Rede Notícia parabeniza pelas conquistas e, aguarda para que você, consiga realizar seus sonhos!