― Advertisement ―

spot_img

Refugiados compartilham histórias e vivências em feira no Rio

A libanesa Farah Al Najjar está há 3 anos no Brasil; o venezuelano Alejandro Echezuria, há 7 anos; e, o congolês Alfred Camara...

PREVISÃO DO TEMPO: alerta de tempestades para boa parte da região Sul nesta segunda-feira (20)

A semana se inicia com a passagem de um novo sistema frontal na região, que vai provocar volumes de chuvas maiores que 70 mm, acompanhadas, possivelmente, de trovoadas e rajadas de vento, principalmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. 

No Paraná e Santa Catarina, há aviso de perigo potencial de tempestade, com chuva entre 30 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo, nas regiões do Vale do Itajaí, da grande Florianópolis, metropolitana de Curitiba e adjacências. 

Chuvas intensas são esperadas no norte do Rio Grande do Sul, entre 20 e 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h), conforme alerta do Inmet.

Entre os municípios que devem ser atingidos pelas precipitações estão: as as cidades catarinenses Blumenau e Brusque; Lapa e Paranaguá, no Paraná; e Frederico Westphalen e Erechim, no estado gaúcho. 

Há perigo potencial de ocorrência de geada na parte sul do Rio Grande do Sul, com risco leve de perda de plantações e temperatura mínima até 3ºC, em especial nas cidades que fazem fronteira com o Uruguai, como Quaraí e Santana do Livramento. 

Em Porto Alegre e cidades vizinhas, há previsão de muitas nuvens, porém sem indicação de chuvas. Temperaturas entre 10ºC e 18ºC.

Conforme a última atualização da Defesa Civil do estado do Rio Grande do Sul, mais de 2,3 milhões de pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas. Foram confirmadas 155 mortes, 94 desaparecidos e 540.188 pessoas desalojadas. 

A temperatura mínima fica em torno de 3°C, em São Joaquim, em Santa Catarina, e a máxima prevista é de 29ºC, em Paranapoema, no Paraná. A umidade relativa do ar varia entre 45% em Alegrete-RS e 100% em Curitiba-PR.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Lívia Azevedo, O Tempo e a Temperatura

Imagem: Brasil 61Imagem: Brasil 61