― Advertisement ―

spot_img

Suspeito de matar o próprio filho em Jaguaré é preso na Bahia; madrasta está foragida

Um homem de 42 anos, acusado de assassinar o próprio filho, de 15 anos, foi preso na cidade de Camamu, na Bahia, durante uma...

Nova Venécia certifica 121 cursistas do Qualificar ES

A Prefeitura de Nova Venécia, em parceria com o Governo do Estado, por meio do programa Qualificar ES, certificou 121 alunos em cursos de qualificação profissional, na segunda-feira, 9, na EMEF Professora Claudina Barbosa.

A cerimônia contou com a presença de autoridades, professores e muitos familiares dos cursistas, havia aproximadamente 350 pessoas presentes às homenagens e entrega de certificados aos formandos.

Os cursos aconteceram no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UaB) e no Núcleo de Ideias, com apoio, respectivamente, da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Administração.

Durante a primeira oferta do programa no município este ano, foram oferecidos seis cursos, três no eixo de gastronomia e três no eixo ambiente e saúde.

Foram certificados 15 alunos em balconista de farmácia; nove em cuidador de pessoa com deficiência; 33 em cuidador infantil; 15 em tortas e massas; 20 em massas italianas; e 29 em auxiliar de cozinha. Dentre os formados, uma parcela significativa são servidores da Educação.

Os alunos do Qualificar ES, além de saírem com certificação e preparados para o mercado de trabalho, também podem optar por uma linha de crédito de até R$ 10 mil, cedida por cooperativas bancárias, para começar a empreender. Inclusive, depois da formação em Gastronomia, alguns já estão colocando em prática o que aprenderam no curso e já estão empreendendo com suas receitas.

Segundo a coordenadora do Polo UaB, geralmente as pessoas procuram os cursos do Qualificar ES, porque, em muitas das vezes, elas já trabalham em alguma das áreas ofertadas, mas sem nenhuma instrução formal. “Tivemos entre os alunos quem já atuassem com alimentação, educação e saúde, por isso é tão gratificante vê-los em busca de aprimoramento e saber que agora têm onde encontrar.” afirmou.

spot_img