O governador Renato Casagrande (ES) disse, em Nova York, onde participa, em missão oficial aos Estados Unidos, da 14ª edição do Fórum LIDE Brazil, que o Brasil necessita manter-se equlibrado na atual guerra tarifária e destacou a força do comércio exterior capixaba.
A “sugestão” foi durante sua partiipação do painel “As relações econômicas entre Brasil e Estados Unidos”, ao lado dos governadores Ibanês Rocha (DF), Jorginho Mello (SC), Eduardo Leite (RS), Ronaldo Caiado (GO), Claudio Castro (RJ) e Raquel Lyra (PE).
“No Espírito Santo, nosso comércio internacional é muito forte, em especial na área do aço e da siderurgia. Defendo que se matenham relações comerciais baseadas em interesses do Brasil, sem ideologias, e que o governo federal renove as barreiras tributárias sobre o aço importado da China para proteger nossa indústria nacional. Os estados, hoje, participam mais ativamente das relações externas, algo que antes era papel exclusivo do Governo Federal”, apontou Casagrande.
O mandatário capixaba destacou ainda as potencialidades do Estado. “No Espírito Santo, através do equilíbrio e de uma gestão fiscal responsável, conseguimos criar um bom ambiente de negócios, alcançamos liderança em educação e segurança alimentar, além de obtermos avanços na expectativa de vida. Nossa administração é transparente e serve de exemplo de diálogo entre as instituições e com a sociedade”, destacou.
Casagrande também apresentou os números da segurança que neste ano teve redução de mais de 20% nos homicídios nos primeiro quatro meses comparados ao mesmo período do ano passado. Esse foi o menor índice de crimes dolosos contra a vida em toda a série histórica. Até esta segunda-feira (12), a Capital do Estado está há 55 dias sem homicídios.
“Na segurança pública, implementamos o Programa Estado Presente em Defesa da Vida e conseguimos reduzir significativamente os índices de homicídios, mostrando que políticas públicas contínuas trazem resultados concretos. Também criamos um Fundo Soberano, financiado pela riqueza do petróleo, para apoiar a inovação e projetos de descarbonização. Só é possível inovar, dialogar e entregar resultados quando há responsabilidade na gestão. A população tem pressa e quer ver resultados, e é esse compromisso que seguimos firmes em entregar todos os dias”, afirmou o capixaba.
