Entre os dias 22 e 27 de julho de 2024, três equipes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Serra participaram da Escola Avançada de Tecnologia (EAT), realizada em São José dos Campos, São Paulo. O evento, promovido pelo Instituto Alpha Lumen e pelo MIT Brazil, reuniu estudantes de todo o país para o Desafio APP, uma competição voltada para o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras.
Dentre as equipes participantes, o destaque foi a equipe LEDS, que conquistou o primeiro lugar geral no desafio com o aplicativo Breast Cancer Detection, projetado para auxiliar a comunidade médica na detecção de câncer de mama. Como prêmio, os alunos garantiram uma imersão tecnológica de uma semana no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, em 2025. A instituição é reconhecida como a melhor universidade do mundo, segundo o QS Ranking 2024.
O aplicativo desenvolvido pela equipe LEDS utiliza inteligência artificial para analisar imagens histopatológicas de tecido mamário, identificando áreas que possivelmente apresentam tumores. Segundo o professor coordenador, Fidelis Zanetti de Castro, “As imagens histopatológicas passam por avaliação médica, mas os alunos descobriram que há 70% de discordância entre os diagnósticos. Então, desenvolveram esse aplicativo que analisa essas imagens, pinta de vermelho as regiões prováveis de ter câncer, dá um diagnóstico, se é maligno ou benigno, e identifica o tipo de tumor.”
A equipe LEDS é composta por estudantes de diferentes cursos e níveis de formação, todos do turno matutino: Wilsiman Santos Evangelista Silva, do 1º período do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação; Murilo Coser Rocha, do 2º ano do curso técnico em Informática para Internet, integrado ao ensino médio; Vitória Cruz de Aguiar, do 1º ano do curso técnico em Informática para Internet, integrado ao ensino médio; Samuel Oliveira Benevides Barros, do 3º ano do curso técnico em Mecatrônica, integrado ao ensino médio; Livia Helena da Silva Estevão Araujo, do 2º ano do curso técnico em Mecatrônica, integrado ao ensino médio; e Caio Silva Assenção, do 1º ano do curso técnico em Mecatrônica, integrado ao ensino médio.
Além da conquista do primeiro lugar geral, a equipe LEDS também foi premiada com a medalha de bronze pela construção da ideia e prototipagem do aplicativo, além de terem conquistado a medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento no final de 2023.
Outras equipes do Campus Serra também obtiveram destaque na EAT. A equipe Jovens Titãs conquistou a medalha de prata pela construção da ideia e prototipagem do aplicativo Facilita Cidadão, além de terem sido premiados como o melhor aplicativo na categoria “social”. Já a equipe Los Pingüinos de Madagascar recebeu uma menção honrosa pela ideia e prototipagem do aplicativo IncluRate.
A participação das equipes do Campus Serra na Escola Avançada de Tecnologia ressalta o compromisso da instituição com a inovação e a excelência acadêmica, preparando seus alunos para serem líderes em suas áreas de atuação e contribuindo para o desenvolvimento de soluções que impactam positivamente a sociedade.