Candidato a prefeito de Vitória pelo PSDB, Luiz Paulo Vellozo Lucas recebeu neste sábado (03) o apoio de um grupo de aproximadamente 100 lideranças femininas, reunidas no movimento “Rede de Ação Mulheres com Luiz Paulo”, no Clube 106, em Jardim da Penha. Na ocasião, Luiz Paulo citou a importância que as mulheres tiveram no seu mandato na prefeitura, entre 1997 e 2004, e que voltarão a ter, de acordo com sua proposta para a cidade. Luiz Paulo estava com o seu vice, Victor Ricciardi, e com a esposa, a advogada Roberta Furtado.
Entre as lideranças que manifestaram apoio à sua candidatura, estavam Ana Paula Tongo, primeira suplente do senador Fabiano Contarato, empresária, pós-graduada em Engenharia de Produção; a advogada Patrícia Romano, com 22 anos de carreira e especialista em Direito Educacional, Constitucional e Direitos Humanos; Dra. Ingrid Kandler, pediatra que atua no Hospital das Clínicas, e a Tia Laura, a primeira desfiadeira de siri do Estado, moradora da Ilha das Caieiras desde 1938, que aos 93 anos fez sua participação por vídeo.
“A qualidade do atendimento nos postos de saúde era melhor na época de Luiz Paulo, a gente tinha um pré-natal bem feito, e infelizmente percebemos essa queda. Precisamos voltar a ter o atendimento adequado para a saúde da mulher, o que é fundamental para que ela tenha forças para participação na sociedade”, disse a Dra. Ingrid Kandler.
Ana Paula Tongo observou: “É importante ter um prefeito que nos ouça, que implante políticas públicas para promover a equidade, por isso estamos aqui para apoiar a campanha de Luiz Paulo. Nós sabemos a dificuldade que a mulher enfrenta na política. Não é mimimi, a gente realmente é cerceada”.
*O exemplo das mulheres*
Em sua fala de encerramento, Luiz Paulo citou a mãe, Mariazinha Vellozo Lucas, falecida aos 90 anos em 2021, e a esposa, Roberta. Aos 18 anos, Mariazinha entrou no serviço público porque queria independência financeira. Foi a primeira mulher na faculdade de Direito, ocupou diversos cargos, entre eles os de conselheira e presidente do Tribunal de Contas do Estado e deputada estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa.
“O amor que tenho pela vida pública aprendi principalmente com ela. Seu legado é espetacular. Na Prefeitura de Vitória, tive grandes mulheres na equipe. Metade era de mulheres. Só que eram outros tempos, na época a gente não tinha celular e redes sociais como hoje, agora, os desafios são maiores e vamos precisar mais ainda do talento das mulheres”, disse Luiz Paulo.
Sobre sua gestão passada, ele destacou os nomes das secretárias Miriam Cardoso, de Cidadania e Segurança Pública, e Ana Maria Marreco, de Educação.
“O papel da mulher na política de transformação da cidade não é um papel de coadjuvante. Sem a participação da mulher na condição de liderança, não existe equipe capaz de promover realizações transformadoras. Sei disso porque na minha equipe metade era mulher e eram mulheres que resolviam, que brigavam, que faziam acontecer”, disse Luiz Paulo.