― Advertisement ―

spot_img

Carro bate em veículo estacionado e capota em Montanha

  Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que um carro bate de frente com outro veículo que estava estacionado, na rua José...

Pedro Leopoldo, cidade mineira, completa 100 anos neste sábado (27)

Neste sábado (27) a cidade de Pedro Leopoldo, localizada na região central de Minas Gerais, completa 100 anos de história. A cidade, situada a 41 km da capital Belo Horizonte, foi fundada em 1924. O município nasceu das bandeiras chefiadas pelo português Fernão Dias em busca de pedras preciosas. A região era habitada principalmente por índios e escravos. Em 1893, iniciou as obras da sua fábrica têxtil. A fábrica acabou por atrair diversas famílias que viriam suprir a necessidade de mão de obra da fábrica. Nessa mesma época, também foi inaugurada a Estação Ferroviária da Central do Brasil. Em 1925, Pedro Leopoldo foi elevado à categoria de cidade. 

A economia de Pedro Leopoldo é sustentada por um dinâmico setor urbano e industrial.  A atividade agropecuária ainda persiste na cidade. Atualmente, o turismo também vendo sendo explorado. Segundo dados do IBGE, o PIB da cidade é de cerca de R$ 1,9 bilhão de reais, sendo que 40,3% do valor adicionado advém dos serviços. Na sequência aparecem as participações da indústria (40,1%), da administração pública (18,9%) e da agropecuária (0,7%).

Pedro Leopoldo também oferece diversos atrativos culturais. Destaque para a antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, onde se encontram as estações ferroviárias do município: Estação Doutor Lund e Estação Pedro Leopoldo, a Casa de Chico Xavier, Parque Estadual do Sumidouro, Cachoeira do Urubu e Monumento Natural Estadual da Lapa Vermelha, entre outros.

Para a comemoração do aniversário, a prefeitura da cidade preparou uma programação especial durante todo o final de semana. A comemoração inclui shows com diversas bandas, blocos de rua e o Boi da Manta — uma das festas mais tradicionais da cidade. A programação completa está disponível nas redes sociais e no site da prefeitura de Pedro Leopoldo.

Além de Pedro Leopoldo, o município de Lupionópolis (PR) também faz aniversário neste sábado (27). A programação completa das comemorações do município está disponível nas redes sociais da prefeitura.

 

<\/a><\/a><\/a><\/a>

Centenário de Pedro Leopoldo terá comemoração especial. Foto: Divulgação/Prefeitura de Pedro LeopoldoCentenário de Pedro Leopoldo terá comemoração especial. Foto: Divulgação/Prefeitura de Pedro Leopoldo