― Advertisement ―

spot_img

PM apreende 6 motos de “influenciador digital do grau” em Montanha

  Uma operação da Polícia Militar resultou na apreensão de seis motos no Centro de Montanha, no Norte do Espírito Santo, na tarde desta quarta-feira...

ES: Iema apreende 24 aves silvestres em operações de fiscalização

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) apreendeu 24 aves silvestres irregulares, incluindo espécies ameaçadas de extinção, durante três ações de fiscalização na última semana. As operações, realizadas com o apoio da Polícia Militar Ambiental, ocorreram nos municípios de Vila Velha, Apiacá e Marataízes, e foram motivadas por denúncias.

As aves apreendidas são da ordem Passeriformes e um Psitacídeo. Entre elas, estão espécies conhecidas popularmente, como coleiro, trinca-ferro, tico-tico, pássaro-preto, bicudo e galinho-da-serra. Entre essas, o trinca-ferro (Saltator similis) está na lista de espécies ameaçadas de extinção no Estado, classificado como vulnerável (VU), o que indica um alto risco de extinção a médio prazo. A posse dessa ave sem autorização pode acarretar multas de até R$16.000,00, conforme a Lei Complementar Estadual nº 936/2019.

Um casal de bicudo-verdadeiro (Sporophila maximiliani) também foi apreendido, sendo um macho irregular, com anilha proveniente de um criadouro comercial, enquanto a fêmea estava sem anilha e em condições de maus-tratos. O bicudo-verdadeiro é uma espécie considerada extinta no Espírito Santo (segundo o Decreto nº 5.237-R, de 25 de novembro de 2022), isto é, não existe mais na natureza e no Brasil, e está criticamente ameaçada de extinção (conforme portaria GM/MMA Nº 300, de 13 de dezembro de 2022).

Infelizmente, a caça e o tráfico ilegal dessas aves são as principais causas da extinção dessas espécies no Espírito Santo e continuam sendo uma ameaça em nível nacional”, destacou a servidora do Iema Marilia Bautz. No Espírito Santo, o comércio, criação, posse e a manutenção de aves silvestres em cativeiro sem a devida autorização do Iema são crimes, sujeitos às penalidades previstas na Lei Federal Nº 9.605/1998 e na Lei Estadual Complementar nº 936/2019.

Bando – 1
spot_img