― Advertisement ―

spot_img

CRJ Terra Vermelha inaugura segundo Laboratório de Potencialidades

Foi inaugurado o segundo Laboratório de Potencialidades Capixabas (LabPoca) no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) de Terra Vermelha, em Vila Velha. Os LabPocas são espaços de fomento à economia criativa e tem como objetivo promover o desenvolvimento local. O novo espaço possibilitará a realização de oficinas de audiovisual e também atenderá à demanda dos artistas do território para a criação de suas produções.

Este é o segundo LabPoca do CRJ Terra Vermelha. O primeiro, inaugurado em novembro de 2022, potencializa as habilidades ligadas à área de beleza e estética, com as oficinas de “Cabelin na Régua” e tranças. Agora, no segundo espaço, as juventudes terão mais oportunidades de aprendizado.

“A metodologia dos CRJs tem como premissa a escuta ativa das demandas das juventudes do território. Este novo espaço atende aos anseios desta região que tem vários jovens artistas, MCs, músicos, e conta com equipamentos e orientações técnicas para desenvolverem suas habilidades”, afirma a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

A partir da inauguração, a comunidade local poderá agendar horário para a utilização do espaço. O LabPoca poderá ser utilizado nas terças-feiras e quartas-feiras, das 14h às 18h, e, aos sábados, das 9h às 12h.

LabPocas

    

Os Laboratórios de Potencialidades Capixabas (LabPocas) são espaços reservados nos Centros de Referência da Juventude (CRJs) para a implantação de atividades de economia criativa, com o objetivo de dar opções de geração renda aos jovens, fortalecendo a economia local. Cada CRJ tem, no mínimo, uma sala e recursos para a implantação do projeto, que também pode contar com parceiros da iniciativa privada. Eles podem ser na área de estética, gastronomia, audiovisual, ou outros temas, de acordo com a vocação da região.

Para participar dos LabPocas, basta ser jovem de 15 a 24 anos e morador de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, Linhares, Colatina e São Mateus, cidades atendidas pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Programa Estado Presente

Os CRJs integram o eixo social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

spot_img