
O Espírito Santo encerrou sua participação no 4º Mundial do Queijo do Brasil com destaque: oito queijarias capixabas foram premiadas, somando 12 medalhas no concurso, encerrado nesse domingo (19), no Teatro B32, em São Paulo – SP.
Ao todo, 10 agroindústrias do Estado participaram da competição, com 31 produtos inscritos em diferentes categorias, incluindo queijos de leite de vaca e de búfala, além de doce de leite, iogurte e manteiga. O resultado reforça a qualidade e a diversidade da produção capixaba, que vem ganhando espaço e reconhecimento no cenário nacional.
Entre os destaques, o Espírito Santo conquistou três medalhas na categoria Super Ouro, com a Artelatte (queijo Duetto), a Queijos Giacomin (Queijo Terra Nostra) e a Queijaria Sítio Hollunder (queijo de coalho).
Na categoria Ouro, a Vila Veneto Queijaria foi premiada com o queijo Morbier.
Das três medalhas de Prata, duas ficaram com a Queijos Giacomin (Capixaba Gourmet e Palitinho Mussarela) e uma com a Queijaria da Fazenda (doce de leite).
Já na categoria Bronze, foram premiadas a Queijos Giacomin (Queijo Mundo Novo), a Calvi Laticínios (Queijo Minas Meia Cura), a Vila Veneto Queijaria (Queijo Original Otello), a Fazenda Carnielli (Queijo Centenário) e a Queijaria Iolanda (Queijo Colonial).
O secretário de Estado da Agricultura, Carlos Tesch, destacou o desempenho capixaba no evento. “Essas conquistas mostram a força e a qualidade das nossas agroindústrias. O Espírito Santo vem ganhando destaque na produção de queijos, com produtos que aliam tradição, inovação e excelência. Esse reconhecimento nacional valoriza o trabalho dos nossos produtores e abre novas oportunidades de mercado”, afirmou.
Além da participação dos produtores, o Estado também esteve presente na avaliação técnica do evento. O coordenador de projetos da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Jackson Fernandes, integrou a banca de jurados do concurso e participou do painel “Legislações de queijos do Brasil”, contribuindo para o debate sobre normas e avanços no setor.
“Participar do Mundial, tanto na avaliação quanto nos debates técnicos, é uma oportunidade de troca de experiências e de fortalecimento do setor. Os resultados mostram que os queijos capixabas estão cada vez mais competitivos e alinhados às exigências de qualidade do mercado”, destacou.
A participação capixaba contou com apoio logístico da Seag, que realizou o transporte das amostras até a organização do concurso, garantindo mais agilidade no envio e preservação da qualidade dos produtos.
Confira a premiação por categoria
Super Ouro
- Artelatte (Venda Nova do Imigrante) – Queijo Duetto
- Queijos Giacomin (João Neiva) – Queijo Terra Nostra
- Queijaria Sítio Hollunder (Marechal Floriano) – Queijo de Coalho
Ouro
- Vila Veneto Queijaria (João Neiva) – Queijo Morbier
Prata
- Queijos Giacomin (João Neiva) – Capixaba Gourmet
- Queijos Giacomin (João Neiva) – Palitinho Mussarela
- Queijaria da Fazenda (Linhares) – Doce de leite
Bronze
- Queijos Giacomin (João Neiva) – Queijo Mundo Novo
- Calvi Laticínios (Cachoeiro de Itapemirim) – Queijo Minas Meia Cura
- Vila Veneto Queijaria (João Neiva) – Queijo Original Otello
- Fazenda Carnielli (Venda Nova do Imigrante) – Queijo Centenário
- Queijaria Iolanda (Aracruz) – Queijo Colonial
Assessoria de Comunicação da Seag
Leonardo Sales / Paula Pignaton
(27) 3636-3700
comunica.seag@gmail.com











