― Advertisement ―

spot_img

Jorge & Mateus pode ser a atração da festa da cidade de Águia Branca

A dupla Jorge & Mateus pode ser a principal atração da festa da cidade de Águia Branca em 2024. O SiteBarra tentou contato com...

Japão divulga primeira imagem de sonda na Lua

Foto: Activity Report mini/Reprodução/Twitter(X)
Foto: Activity Report mini/Reprodução/Twitter(X)

A Agência Espacial Japonesa (Jaxa) divulgou uma imagem da sonda Smart Lander for Investigating Moon (Slim, na sigla em inglês) na Lua, capturada pelo Veículo de Excursão Lunar 2 (LEV-2). O LEV-2 é o primeiro robô do mundo a realizar exploração totalmente autônoma na superfície lunar.

O explorador não tripulado pousou em solo lunar no sábado, 20, tornando o Japão o quinto país a pousar na Lua.

O LEV-2 e o LEV-1 foram ejetados da espaçonave pouco antes da Slim pousar

Até agora, apenas Estados Unidos, Rússia (então como União Soviética), China e recentemente a Índia tinham conseguido pousar com sucesso na Lua.

O Japão, por sua vez, teve duas missões fracassadas, uma pública e outra privada.

De acordo com a Jaxa, a Slim fez um pouso suave na superfície lunar. No entanto, uma anormalidade no motor principal afetou o pouso, resultando na impossibilidade de carregamento dos painéis solares.

A agência disse que continuará a tentar a recuperação da Slim à medida que o ângulo da luz solar muda na superfície lunar.

A foto divulgada pela Jaxa pode ser conferida no seguinte endereço na internet: https://twitter com/JAXA_jp/status/1750459130589089847 

Foto: Activity Report mini/Reprodução/Twitter(X)