spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Mobiliadora Universal completa 47 anos com grande festa e o ‘Desafio do Colchão’

A Mobiliadora Universal comemorou seus 47 anos de história em grande estilo nesta quarta-feira, 28 de janeiro de 2026, com uma programação especial que...

Suspeito de chacina em Vila Valério morre em confronto com a polícia em Jaguaré

 

Um homem de 30 anos, identificado como Izac da Silva Santos, de codinome “Biza”, foragido da Justiça, morreu em uma ação policial que tinha como objetivo prendê-lo na manhã desta quinta-feira (22), na comunidade de Barra Seca, zona rural de Jaguaré, no Norte do Espírito Santo. Segundo a Polícia Civil, o suspeito morreu em um confronto com policiais civis e militares.

Biza era apontado pela Polícia Civil como chefe do tráfico de drogas na comunidade de Fátima, em Jaguaré, e como principal suspeito da chacina que matou quatro pessoas da mesma família em 2022, em Vila Valério.

Segundo o delegado Erick Lopes Esteves, titular da Delegacia de Polícia de Jaguaré, policiais civis e militares da 18ª Companhia Independente, em ação coordenada no âmbito da Operação Tolerância Zero — que mira suspeitos de homicídios na cidade —, foram às ruas nesta quinta-feira (22) para cumprir um mandado de prisão, um mandado de internação e quatro mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça em Barra Seca.

“Após a operação, que se iniciou às 5h, as forças de segurança estavam retornando para o centro de Jaguaré quando o veículo Corolla utilizado por Izac da Silva Santos, vulgo ‘Biza’, já conhecido pela Força Tática, foi reconhecido pelos policiais militares. A equipe militar fez a devida sinalização de parada para abordagem, porém o foragido optou pelo confronto, vindo a falecer no local”, disse o delegado.

“‘Biza’ é o principal autor da conhecida chacina de Vila Valério e chefe do tráfico do bairro Fátima, na mesma cidade, que inclusive foi alvo de operação no dia 30/12/2025 pela delegacia de Jaguaré, com apoio da Polícia Militar, que visava sua captura”, explicou o delegado.

Relembre a chacina

Quatro pessoas da mesma família foram executadas a tiros na manhã do dia 24 de fevereiro de 2022, na zona rural de Vila Valério. Os corpos foram encontrados em diferentes pontos de uma propriedade rural. As vítimas são:

  • Clauzira Flegler Mendes (41 anos) e seu filho Leandro Flegler Mendes (22 anos): encontrados mortos em uma plantação de pimenta, a cerca de 30 metros da casa.
  • Karina Flegler Mendes (15 anos, filha de Clauzira) e Vinícius Silva Pinto (26 anos, namorado de Karina): encontrados mortos dentro de um dos quartos da casa.

Segundo a Polícia Civil, a investigação aponta para o envolvimento do genro com o tráfico de drogas. A corporação identificou a participação de cinco suspeitos na execução do crime. Dois suspeitos de participação direta morreram em confronto com as forças policiais nas semanas seguintes à chacina.

  • Suspeito preso (2022): um jovem de 22 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas em 18/03/2022 e também é investigado pela participação na chacina e outros homicídios.
  • Prisão recente (23/10/2025): o quarto envolvido, identificado como Jardiel Souza dos Santos (31 anos), foi preso na cidade de Barueri, em São Paulo, em ação coordenada pelo delegado Erick Esteves e pelo oficial investigador de polícia (OIP) Gedeilson Costa, na época lotados em Vila Valério.

O quinto envolvido, “Biza”, foi morto nesta quinta-feira (22). “A Polícia Civil de Jaguaré reitera seu compromisso de tolerância zero contra crimes violentos, garantindo que homicidas enfrentarão o rigor da lei”, disse o delegado.

Em consulta pública no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), a reportagem encontrou dois mandados de prisão contra Biza: um expedido pela 2ª Vara Criminal de Linhares em 2023 e outro em 2024 pela 2ª Vara de São Gabriel da Palha, ambos pelo crime de homicídio.

spot_img
spot_img
spot_img