A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que, em cumprimento à normativa da SESA, o sistema MV – Regulação de Vagas passou por atualizações para melhorar a organização dos serviços e ampliar o acesso da população aos atendimentos.
O objetivo é simples: oferecer mais oportunidades para todos os moradores, evitando a perda de vagas quando alguém não consegue comparecer. Por isso, em caso de impossibilidade de ir à consulta ou exame, é fundamental avisar com antecedência, permitindo que outra pessoa seja beneficiada com o atendimento.
O Governo do Estado com esta nova exigencia promove um atendimento mais justo, organizado e eficiente para toda a comunidade conforme previsto na Portaria nº 065-R do Governo do Estado (junho de 2025), quando o paciente deixa de comparecer sem justificativa, o sistema aplica um bloqueio temporário para novos agendamentos: 90 dias em caso de consultas e 180 dias em caso de exames. Essa medida existe para organizar melhor o serviço e garantir que mais pessoas tenham acesso aos cuidados de saúde.
Para tirar dúvidas ou receber orientações, cada morador pode contar com a agente de saúde do seu bairro, que está sempre disponível para ajudar. Além disso, as unidades de saúde e a Secretaria Municipal de Saúde também estão à disposição para prestar informações.
Com esta iniciativa o Governo do Estado promove um atendimento mais justo, organizado e eficiente para toda a comunidade.











