A chamada “região dos quilômetros”, na zona rural de São Mateus, às margens da BR 381z amanheceu ocupada pela Polícia nesta quinta-feira (25).
O objetivo, segundo o superintendente regional Norte da Policia Civil, delegado Fabrício Dutra, é dar um choque de ordem na região, atualmente a mais conflagrada por disputas de territórios pelo tráfico de drogas do Norte capixaba.

São Mateus registra um dos mais altos índices de homicídios do Espírito Santo em 2025 e a maioria delas na “região dos quilômetros”, no distrito de Santa Maria, com bairros de zona rural.
Os crimes, como o desta quarta-feira (24), o 29° desre ano no município, com taxa de 29,99 homicídios por 100 mil habitantes.
São típicas execuções pelo tráfico. Os criminosos em seguida fogem por regiões de vegetação e se escondem. A região é próxima à divisa com o Sul da Bahia, origem da maioria desses criminosos, segundo Dutra.
Mais de 60 polícias civis, militares e penais foram mobilizados em 21 viaturas na operação presença, que começou nesta madrugada e vai durar 30 dias. Nesse período, a Polícia Civil viaa cumprir oito mandados de prisão chamados qualificados.
São traficantes e homicidas identificados pelo trabalho de inteligência policial como envolvidos na guerra por domínio de territórios pelo tráfico.
Pelo menos três organizações já foram identificadas: Comando Vermelho (CV), que domina o Norte do ES, Leste e Nordeste de Minas Gerais; Terceiro Comando Puro (TCP) e o Bonde Do Maluco (BDM), que tem origem em Salvador (BA).
Os conflitos ocorrem pelo controle dos bairros Santa Maria e Ponte. Segundo a Polícia, traficantes do Km 35 e do bairro Ponte se aliaram para controlar o tráfico na zona rural.










