Após uma denúncia anônima, equipes da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e do Procon Municipal realizaram, nesta quinta-feira (13), uma vistoria em um estabelecimento do setor alimentício, localizado no bairro Colina. Durante a inspeção, foi identificado um estoque de produtos vencidos. Todos os itens foram apreendidos, e o proprietário do comércio foi notificado. Os alimentos serão devidamente incinerados no aterro sanitário municipal.pal.
A Vigilância Sanitária realiza esse trabalho de forma rotineira e por vezes os fiscais encontram alimentos com a data de validade já expirada. “De forma gradativa eles fazem vistorias em todos os estabelecimentos do setor alimentício checando autorizações, condições gerais de funcionamento, questões sanitárias e também a validade dos produtos usados no preparo dos alimentos”, explicou o coordenador de Vigilância Sanitária, Saulo Rodrigues Wolffgram.
O agente fiscal do Procon, Johnny Brando, reforça que o objetivo da Vigilância Sanitária e do Procon não é perseguir os comerciantes, mas proteger a saúde dos consumidores.
“Nossa principal intenção com essa diligência é garantir a segurança alimentar da população. Além da fiscalização, também atuamos na orientação dos comerciantes. Praticamente todos os restaurantes, supermercados e estabelecimentos comerciais, em algum momento, recebem um documento com diretrizes claras. Nele, explicamos o que é permitido, o que deve ser evitado e alertamos sobre produtos próximos da data de validade. Sempre priorizamos a orientação, mas, quando necessário, aplicamos sanções administrativas, que podem incluir o recolhimento de produtos ou a emissão de autos de infração”, explicou Johnny Brando.
Caso o consumidor constate qualquer irregularidade, produtos vencidos, alimentos estragados ou com qualidade duvidosa, deve denunciar direto ao Procon, pelo telefone: (27)3756-8000 ou pelo e-mail procon@pmbsf.es.gov.br.