spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Caixa começa a liberar vale-recarga do Programa Gás do Povo

Wellton Máximo Cerca de 1 milhão de famílias podem recarregar gratuitamente o botijão de gás em revendas credenciadas em dez capitais. A Caixa Econômica Federal...

Vacinação contra raiva para cães e gatos será neste sábado (16) em comunidades rurais de Barra de São Francisco

Moradores da zona rural de Barra de São Francisco terão a oportunidade de vacinar seus cães e gatos contra a raiva neste sábado (16). A ação faz parte da campanha de vacinação antirrábica da prefeitura e vai percorrer diferentes comunidades ao longo da manhã.

Na última etapa, foram vacinados 2.541 cães e 415 gatos. Durante o período, nenhum caso suspeito de raiva animal foi registrado no município. Também foi realizado um teste rápido para leishmaniose canina, que apresentou resultado negativo.

Os pontos de vacinação deste sábado são:

  • Vila Itaperuna: 8h às 10h (em frente ao cartório) e 10h às 11h (unidade de saúde)

  • Vila Palmares: 8h às 9h30 (unidade de saúde)

  • Farinheira: 10h às 11h (próximo à casa da agente de saúde)

  • Monte Senir: 8h às 11h (unidade de saúde)

  • Vargem Alegre: 8h às 10h (unidade de saúde) e 10h às 11h (próximo à casa da Luciene, agente de saúde)

  • Cachoeirinha: 8h às 10h (unidade de saúde) e 10h às 11h (campo de futebol)

  • Santo Antônio: 8h às 11h (unidade de saúde)

Por que vacinar?

A raiva é uma doença infecciosa grave, que não tem cura e pode ser fatal tanto para animais quanto para humanos. Mesmo sem registros de casos da variante canina, o vírus continua circulando por meio de morcegos. Vacinar cães e gatos é a forma mais segura de proteger a saúde dos pets e também da população.

Animais com mais de três meses de idade devem receber a dose anualmente. Além das campanhas realizadas pela prefeitura, a imunização também pode ser feita durante todo o ano em clínicas e consultórios veterinários particulares.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Elcimar Alves, a continuidade da vacinação é essencial para manter o controle da doença.

“Estamos com um excelente índice de vacinação e sem registros de casos suspeitos, o que mostra que o trabalho contínuo está dando resultado”, destacou.

Além de vacinar, os tutores devem evitar que cães e gatos tenham contato direto com morcegos, vivos ou mortos, para reduzir ainda mais os riscos de transmissão. (Da Redação com informações da PMBSF)

 

Vacinação contra raiva para cães e gatos será neste sábado (16) em comunidades rurais de Barra de São Francisco
spot_img
spot_img
spot_img