spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Jovem de 18 anos está desaparecido no balneário de Guriri

Um jovem de 18 anos está desaparecido no balneário de Guriri, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo. Yuri da Silva Araújo, natural...

Usina de Aimorés aciona sirenes de emergência em Aimorés e Baixo Guandu

Classificada de baixo risco, a Usina de Aimorés, na divisa com o Espírito Santo, com a cidade de Baixo Guandu, fará um teste de segurança nesta quarta-feira (4) através de testes sonoros das sirenes instaladas pela Aliança Energia, empresa responsável pela represa e pela operação da Usina Hidrelétrica Eliezer Batista, no rio Doce.

A iniciativa integra o Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina e os testes consistirão no acionamento simultâneo das estações remotas a partir das 14 horas, com duração prevista de até 5 minutos de acionamento. Durante o período de teste, os moradores não precisarão se deslocar para pontos de encontro.

De acordo com o coordenador da Usina Hidrelétrica de Aimorés (MG), Adilison Melo, o padrão sonoro incluirá uma mensagem de voz informando o início do teste, seguida pelo toque da sirene.

“A Usina de Aimorés permanece classificada como de baixo risco e suas estruturas atendem plenamente aos requisitos de segurança, conforme relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O objetivo é avaliar o sistema de forma mais ampla, complementando os testes mensais”, explica Adilison.

A ação preventiva será monitorada por representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e equipe técnica da Aliança Energia, que supervisionam regularmente atividades desse tipo.

Plano de Ação de Emergência (PAE)

O plano atende à Política Nacional de Segurança de Barragem e Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, documentos com as diretrizes sobre como a Aliança Energia deve agir em uma situação de emergência com a barragem da Usina de Aimorés, bem como as interações com os órgãos de proteção e Defesa Civil. Os municípios localizados abaixo da barragem já possuem um sistema de alerta e de prevenção para que a população seja avisada de forma eficaz no caso de alguma intercorrência.

Desde 2019 as sirenes que compõem o sistema de alerta são testadas periodicamente e a comunidade é orientada por meio de campanhas e ações de comunicação sobre como proceder.

Usina de Aimorés

Inaugurada em 2006, tem capacidade instalada de 330 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com um milhão de pessoas. A Usina está localizada na Bacia do Rio Doce e abrange quatro municípios: Baixo Guandu (ES), Aimorés, Itueta e Resplendor (MG).

Usina de Aimorés aciona sirenes de emergência em Aimorés e Baixo Guandu

spot_img
spot_img
spot_img