Francisco Xavier é produtor, diretor de fotografia e já dirigiu alguns filmes curtos e videoclipes, mas, após a pandemia, decidiu direcionar seu olhar para a produção autoral. Juntamente com o roteirista e parceiro de longa data, Victorhugo Passabon, Francisco desenvolveu uma história que sempre contou para sua filha, hoje com 10 anos: a de quando foi pedalando com seus dois primos, de Barra de São Francisco (ES) até Mantena (MG), em busca de uma fita de videogame.
![]() |
Francisco Xavier (autorretrato 2023) |
Os três garotos se dividiram em duas bicicletas para percorrer os pouco mais de 10 km que os separavam da cidade vizinha e a pedalada, que parecia simples, acabou se transformando em um desafio inesperado: o que deveria ser uma jornada de poucas horas se estendeu por um dia inteiro, devido ao estado precário das bicicletas. E, para completar, não conseguiram alugar fita nenhuma!
No entanto, o mais importante não foi o destino final, mas a experiência vivida. Essa história ficou marcada na memória de Francisco e foi transformada num filme de aproximadamente 15 minutos chamado “Pra Morrer Basta Estar Vivo”, que tem as gravações previstas para acontecer na cidade de origem: Barra de São Francisco.
O projeto foi aprovado pela Lei Paulo Gustavo em 2023, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (SECULT) e encontra-se atualmente na fase de pré-produção. A equipe está em busca de atores mirins locais para dar vida aos personagens dessa história cativante.
Portanto, se você tem um filho ou filha entre 8 e 12 anos e gostaria de ver o talento dele nas telonas, inscreva-se para participar da seleção através do formulário disponível no link. No dia 5 de abril, às 14h, na Escola São João Bastos ocorrerá uma oficina de interpretação para cinema com a preparadora de elenco Sara Passabon, que compartilhará técnicas de atuação que auxiliarão na escolha do elenco.
A oficina será gratuita e oferecerá lanche para as crianças, porém com vagas limitadas!
Estamos procurando, também, adultos com os seguintes perfis: mulheres entre 30 e 40 anos; mulheres entre 60 e 70; homens entre 40 e 60 anos. Caso você se enquadre nesse perfil mencionado, entre em contato com a produção, através do número de telefone 27 99937-3635 (falar com Ridley Sathler).
Sara Passabon dando oficina em Vargem Alta (ES)
Serviço
Oficina de Interpretação para Cinema – de graça!
Professora: Sara Passabon
Horário: 14h
Local: Escola São João Bastos
Informações: 27 99937-3635 (Ridley Sathler)
Produção: EXP FILMES
Apoio: Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo (SECULT)
Realização: Lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura – Governo Federal