Quando os turistas chegarem para passar o final de ano e o verão em Marataizes, no litoral Sul do Espírito Santo, terão uma agradável surpresa: a Lagoa do Meio saneada e urbanizada, oferecendo uma nova opção de lazer em suas margens para todas as idades.
Foram mais de R$ 67 milhões em investimentos do Governo do Estado, em parceria com o Município, nas obras de urbanização e paisagismo entregues nesta sexta-feira (20), à noite, pelo governador Renato Casagrande (PSB).
Agora, um detalhe muito importante: foram saneadas e urbanizadas as três lagoas do conjunto, a água não é mais fétida, foi tratada, mas não há balneabilidade. Ou seja, as lagoas são impróprias para banho. E nem precisa: A distância máxima entre elas é o mar é de 100 metros.
A iniciativa converteu uma área antes degradada em um equipamento público para lazer e prática esportiva, transformando a paisagem e a qualidade de vida da região, que antes depreciava os imóveis e o próprio balneário, um dos preferidos pelos turistas que procuram as praias capixabas.
Casagrande ressaltou a importância de obras que geram dignidade para população:
“Tem obra pequena, mas que é o sonho de uma localidade e que gera qualidade de vida e dignidade às pessoas. A Lagoa do Meio foi um investimento de mais de R$ 67 milhões, que pegou uma área degradada, um local praticamente abandonado e transformou em um local lindo, para a prática do esporte, do lazer, para as famílias ocuparem’, disse Casagrande.
O governador continuou: “Quando a gente valoriza os lugares com obras de infraestrutura, o morador se anima a melhorar sua casa, a prefeitura melhora o entorno e acabamos atraindo turistas. E Marataízes é uma cidade turística, a nossa ‘pérola capixaba’, e essa obra é mais um equipamento para que as pessoas possam vir conhecer”.
INTERVENÇÕES
As intervenções incluíram a execução de 26.731 metros quadrados de pavimentação asfáltica, 3.576 metros de rede de drenagem e 11.730 metros quadrados de passeios em concreto.
Além disso, foram implantados 8.739 metros de meio-fio e 1.202 metros quadrados de sinalização horizontal e vertical, garantindo segurança e conforto aos transeuntes.
CALÇADÃO
O projeto também contemplou a construção de calçadão, ciclovia e praças equipadas com academias funcionais e playgrounds.
Foram instalados 10.470 metros de meio-fio, 7.301 metros quadrados de passeios em concreto e 2.133 metros quadrados de pavimento em blocos de concreto. A sinalização horizontal e vertical abrangeu uma área de 3.450 metros quadrados.
O mobiliário urbano inclui bicicletários, 111 bancos de concreto e madeira, além de 271 metros de guarda-corpo, proporcionando espaços de convivência e lazer para a comunidade.
PAISAGISMO
No aspecto paisagístico, foram plantadas 8.680 mudas de arbustos, 5.065 metros quadrados de grama em placas, 843 metros quadrados de tapetes de flores e 207 mudas de árvores, revitalizando a área e contribuindo para a melhoria ambiental.
ACADEMIA
A academia funcional recebeu piso em borracha plurigoma, com 187 metros quadrados, e foi equipada com aparelhos como esqui triplo, rotação vertical dupla, pressão de pernas tripla, simulador de escada triplo, peitoral com puxador de articulação, simulador de cavalgada individual e simulador de caminhada triplo, incentivando a prática de atividades físicas entre os moradores.
PLAYGROUND
O playground, destinado às crianças, conta com 516 metros quadrados de piso em borracha plurigoma, seis balanços duplos, cinco gangorras duplas e oito escorregadores, oferecendo um ambiente seguro e divertido para o público infantil.
A iluminação pública foi reforçada com a instalação de 232 luminárias tipo chapéu chinês e 119 luminárias com lâmpadas LED, garantindo maior segurança durante o período noturno.
MOBILIDADE
O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, destacou que a conclusão dessa obra traz mais mobilidade e acessibilidade, além de contemplar a região com praças, calçadão, ciclovia, playgrounds e academia funcional, contribuindo significativamente para a revitalização urbana e paisagística do entorno da Lagoa do Meio.
“A obra é de grande importância para a melhoria da qualidade de vida da população e o desenvolvimento turístico de Marataízes, reafirmando o compromisso do Governo do Estado com investimentos que promovam o bem-estar dos cidadãos capixabas”, disse o secretário.
Também estiveram presentes o prefeito de Marataízes, Tininho Batista; o deputado estadual, Tyago Hoffmann; e a secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso.