― Advertisement ―

spot_img

Rui Costa diz que reação do mercado é ataque especulativo contra Real

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, reagiu às pressões do setor financeiro classificando-as como um “ataque especulativo” ao Real. Ele destacou dados econômicos...

Três partidos fecham acordo para caminhar juntos em Barra de São Francisco

Três partidos – PSDB, PSB e Podemos – fizeram acordo de caminhar juntos nas eleições municipais deste ano em Barra de São Francisco, onde o atual prefeito, Enivaldo dos Anjos, disse que não pretende disputar a reeleição para se dedicar a um projeto mais amplo em nível estadual. No final do ano passado, ele se filiou ao PSB do governador Renato Casagrande.

Conforme o acordo, apoiado por 12 dos atuais 13 vereadores do município, os partidos vão lançar chapas completas para a Câmara Municipal e cada um indicará um nome para prefeito. No mês de julho, farão uma reunião para escolher a chapa única com candidatos a prefeito e a vice.

Das três legendas, até o momento somente o PSDB já definiu que seu presidente, Elcimar de Souza Alves, é o nome a ser colocado para prefeito. O PSB, presidido no município pelo próprio prefeito Enivaldo, e o Podemos ainda não se manifestaram quanto ao nome para a chapa majoritária.

Elcimar de Souza Alves entrou na política quando jovem, quando morava no distrito de Itaperuna, pelas mãos de Enivaldo dos Anjos, a quem continuou ligado por quatro décadas. Ele é, desde meados de 2021, o secretário municipal de Saúde e um dos membros do primeiro escalão mais próximos de Enivaldo, que não se cansa de falar que Elcimar está preparado para ocupar a chefia do Executivo.

Na primeira gestão de Enivaldo, de 1989 a 1992, Elcimar atuou diretamente em seu gabinete. Depois, tornou-se servidor efetivo da Câmara Municipal e sempre exerceu funções partidárias vinculadas ao grupo político de Enivaldo. Foi o primeiro secretário indicado quando o prefeito começou a formar seu staff depois de se eleger com 70% dos votos em 2020.

Inicialmente, Elcimar foi para a Secretaria de Administração e Recursos Humanos, com “status de primeiro ministro”, mas quando o vice-prefeito Gustavo Lacerda perdeu a confiança de Enivaldo, o prefeito não teve dúvidas sobre quem indicaria para substitui-lo na Secretaria de Saúde e comandar o enfrentamento à pandemia de Covid no município.

Outro nome de extrema confiança de Enivaldo é o secretário geral do PSB no município, Wanderson Melgaço, que é o Controlador Geral da Prefeitura. Mas o partido ainda não definiu se colocará o nome de Wanderson para a prefeitura.

spot_img