spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Jovem de 18 anos está desaparecido no balneário de Guriri

Um jovem de 18 anos está desaparecido no balneário de Guriri, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo. Yuri da Silva Araújo, natural...

Tensão no Sul da Bahia: PF investiga cerco de homens armados a Força Nacional

Um grupo armado interceptou um comboio da Força Nacional de Segurança Pública na região da aldeia mãe de Barra Velha, em Porto Seguro, na manhã  desta sexta-feira (4) e resgatou cinco homens detidos por porte ilegal de armas.

Segundo a corporação, o comboio foi cercado por cerca de dez veículos e, sob ameaça, os agentes optaram por liberar os presos e evitar un conflito com maiores e mais graves consequências.

As armas – duas pistolas 9mm e um revólver calibre.38 – foram mantidas sob custódia dos agentes da FN e encaminhadas à Delegacia da Polícia Federal.

O episódio ganhou repercussão na imprensa estadual e nacional e levou ao reforço do policiamento com apoio da Polícia Militar da Bahia.

A Polícia Federal assumiu a investigação do caso, que envolve grave tensão entre forças de segurança e comunidades indígenas no extremo sul da Bahia.

Em nota divulgada neste sábado (5 de julho), o Conselho de Caciques do Território Indígena Barra Velha repudiou as acusações contra lideranças indígenas, afirmando que não houve emboscada e classificando as prisões como arbitrárias.

Segundo o documento, os cinco detidos seguiam pacificamente para a BR-101, sem mandado judicial ou antecedentes criminais.

A nota também denuncia abusos por parte da Força Nacional, defende a atuação do Cacique Surui – que estaria sob ameaça e com proteção federal – e critica a forma como os fatos vêm sendo noticiados por parte da imprensa.

As lideranças indígenas exigem investigação dos abusos, proteção às lideranças ameaçadas e respeito ao território homologado da Terra Indígena Barra Velha. (Da Redação com Porto Seguro Notícias)

 

Tensão no Sul da Bahia: PF investiga cerco de homens armados a Força Nacional
spot_img
spot_img
spot_img