Editoria:
IBGE
O Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil está promovendo uma série de webinários sobre a produção de indicadores de mudança climática. O próximo seminário será em 16 de outubro, às 11h, e abordará o potencial de novas fontes de dados para medição da sustentabilidade do turismo.
As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Para participar, basta se inscrever no link https://hub.ibge.gov.br/index_port.htm. O evento será transmitido em inglês.
A palestrante será Apolonija Oblak Flander, que irá abordar as oportunidades e desafios de integrar fontes de dados alternativas às estruturas estatísticas existentes para dimensionar, em tempo real, qual é o impacto do turismo nas economias locais, comunidades e no meio ambiente. Novas fontes incluem dados de rede móvel, contadores automáticos de tráfego, medidores inteligentes de eletricidade, dados de plataformas internacionais de aluguel de curto prazo e dados de transações com cartão de pagamento.
Mestra em geografia social e política, Apolonija Oblak Flander é diretora-geral do Escritório de Estatística da República da Eslovênia, onde trabalha há mais de 20 anos com estatísticas demográficas, censos populacionais e estatísticas de transporte e turismo. Ela é a líder do Grupo de Trabalho sobre Estatísticas de Turismo da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
Série sobre indicadores de mudanças climáticas
O Hub Regional para Big Data está promovendo uma série de webinários para compartilhar experiências no uso de novas fontes de dados e tecnologias para a mitigação das mudanças climáticas. São abordados temas como biodiversidade, sustentabilidade do turismo e integração de informações geoespaciais para monitoramento do uso da terra. As sessões são em espanhol ou inglês, contando tanto com a participação de especialistas da América Latina e Caribe, quanto de outras regiões.
Com início em setembro, os webinários são mensais e vão até agosto do próximo ano, com intervalo em dezembro e janeiro. Todos serão disponibilizados na página do Hub. O primeiro foi sobre métricas de mudanças climáticas e desastres na América Latina e Caribe. O terceiro está previsto para 13 de novembro.
ENCE/IBGE coordena Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil
Fruto de uma parceria entre o IBGE e a Divisão de Estatísticas da ONU, o Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil (https://hub.ibge.gov.br) foi lançado em novembro de 2021 na XI Conferência Estatística das Américas, realizada pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL). O Hub está hospedado na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), braço acadêmico do IBGE, que coordena os esforços e contribuições das diferentes áreas do Instituto no apoio às atividades do Hub Regional.
O projeto tem como objetivo contribuir para o avanço no uso de big data para melhorar a produção de estatísticas oficiais, promovendo o compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento de iniciativas inovadoras na América Latina e Caribe. Além do Brasil, outros quatro países também integram a iniciativa como sedes de hubs regionais ou global: Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Ruanda e China.