― Advertisement ―

spot_img

Investidor deve reservar capital para ações do agronegócio

Historicamente, o agronegócio tem uma importante participação no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e, em 2023, não foi diferente. Segundo dados do Instituto...

Maiores Velórios de BH

Como escolher uma máquina de lavar roupa?

Na hora de escolher sua lavadora, alguns critérios essenciais devem estar no seu checklist 

Escolher a máquina de lavar com o melhor custo-benefício para uma família grande ou pequena é fundamental. Isso porque são vários os modelos de máquinas de lavar no mercado, e selecionar uma boa opção depende de uma série de fatores. 

Para escolher uma máquina de lavar 12 kg, por exemplo, você precisa entender se o aparelho é indicado para as suas necessidades do dia a dia. Por isso, confira a lista que preparamos, com alguns fatores importantes para se considerar na hora de escolher a sua nova máquina de lavar.

Capacidade 

O primeiro ponto a se considerar é a capacidade. E isso tem a ver com o perfil de uso. Você mora sozinho ou tem família grande? Você lava roupa quantas vezes na semana? Vale analisar esses pontos. 

Se você mora só, com um amigo ou com cônjuge sem filhos, uma máquina com capacidade de 8 ou 9 kg já deve ser suficiente, porque o volume de roupas para lavar é menor. Já para famílias grandes, com mais de 3 pessoas, será preciso uma máquina a partir de 11 kg. 

Economia 

A máquina de lavar é um dos eletrodomésticos que pesam bastante no consumo de energia residencial. Então, é importante saber escolher uma máquina de lavar que não eleve o valor da sua conta de luz. E para garantir a melhor eficiência energética, o ideal é verificar o selo de energia do aparelho. 

É importante que as máquinas de lavar tenham o Selo Procel A, que indica maior eficiência energética. Também é essencial verificar se a máquina tem a função de lavagem econômica, que permite o reaproveitamento da água. Assim, é possível reutilizar a água da lavadora para outras tarefas da casa. 

Isso pode auxiliar também na economia de água, já que você pode reaproveitar a água da máquina para lavar o quintal, o banheiro ou mesmo a lavandeira da sua casa, por exemplo. 

Há também outras funções na máquina que podem garantir economia de água e luz, como a função “Nível Fácil”, que regula o consumo de água e sabão para a quantidade de roupa na máquina. 

Programas de lavagem 

As máquinas de lavar contam com diversos programas de lavagem e essas funções podem facilitar e muito o seu dia a dia. Os aparelhos costumam ter o programa “Ciclo Delicado”, indicado para lavar roupas de tecidos sensíveis, como roupinhas de bebês e de tecidos mais leves. Também há programas indicados para lavagens de tecidos mais pesados, como edredons, por exemplo. 

Para quem tem pouco tempo, existem funções que conseguem avançar ou acelerar etapas da lavagem, como molho e enxágue. Isso faz com que a lavagem seja muito mais rápida, economizando tempo, perfeito para quem está na correria do dia a dia. 

Modelos 

Em meio a tantas especificações, como saber escolher a melhor opção? Para isso, você precisa conhecer os principais exemplares. Confira abaixo quais são eles:

Semiautomática 

O modelo semiautomático é um dos mais comuns do mercado. Nele, há a função de seleção manual do nível de água, que ajusta o volume de água com o volume de roupas. E, ainda, as máquinas semiautomáticas desgastam menos as roupas, além de serem mais baratas e econômicas. 

Automática 

As máquinas de lavar automáticas são indicadas para pessoas que não desejam ter tanto trabalho com o aparelho. Esses modelos permitem ao usuário programar o ciclo completo de lavagem. E isso possibilita que todo o processo seja automatizado, desde encher o cesto de água até a centrifugação, fazendo com que as roupas fiquem quase secas após a lavagem. 

Lava e seca 

Outro modelo bastante procurado no mercado atualmente é o da máquina lava e seca. Indicado para quem mora em apartamentos ou casas muito pequenas, ela elimina a necessidade de espaço para estender as roupas. Essas máquinas possuem um sistema de secagem, o que permite que o ciclo de lavagem seja completo, lavando e secando as roupas.