― Advertisement ―

spot_img

PIS/PASEP: veja como fica o pagamento do abono com as mudanças aprovadas pelo Senado

No último dia 19 o Senado Federal aprovou, em dois turnos, a proposta de emenda à Constituição (PEC 54/2024) do pacote de corte de gastos...

Sistema prisional oferta cursos on-line pelo Programa Qualificar ES

Unidades prisionais do Estado deram início, nessa segunda-feira (04), à terceira oferta de cursos on-line pelo Programa Qualificar ES. São 186 vagas em diversos cursos direcionados a quatro unidades.

Os cursos ofertados pela Secretaria da Justiça (Sejus), em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), têm carga horária de 120 horas e são desenvolvidos na Penitenciária de Segurança Máxima 1 (PSMA1), no Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL), Penitenciária Semiaberta Masculina de Colatina (PSMCOL) e Penitenciária Semiaberta de São Mateus (PSSM).

Na unidade de segurança máxima, em Viana, 21 alunos participam dos cursos de Auxiliar Administrativo e Segurança do Trabalho. As aulas são desenvolvidas nos laboratórios das unidades, em horários distintos, com duração de 1h30 por dia.

Os cursos — Auxiliar de Creche, Educação Especial e Inclusiva, Informática Básica, Inglês Básico, Inglês Intermediário, Panificação, Secretaria Escolar, Word e Excel — também fazem parte da oferta de ensino a distância em unidades da Região Norte do Estado.

Somente neste ano, 673 vagas de cursos de qualificação profissional foram ofertadas nas penitenciárias do Estado, nas modalidades on-line e presencial. Regiane Kieper, gerente de Educação, Trabalho e Assistência, área vinculada à Subsecretaria da Ressocialização (SRES), destacou o compromisso da gestão em ampliar as oportunidades de trabalho para as pessoas privadas de liberdade.

“São parcerias importantes para qualificar e preparar essa população para o mundo do trabalho. Nosso Programa de Ressocialização atua com foco na oferta da educação formal e na qualificação profissional, oportunidades que vão garantir um novo recomeço de vida fora do cárcere”, disse Regiane Kieper.

 

spot_img