― PUBLICIDADE ―

Abertas as inscrições para cursos do Programa Qualificar ES

A Prefeitura Municipal em parceria com o Governo do Estado anuncia as inscrições para os cursos gratuitos do Programa Qualificar ES. Por enquanto são...

Servidoras da Secretaria Assistência Social visitam casas danificadas pelas chuvas no bairro Colina

Durante a manhã desta sexta-feira (10), uma equipe da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Barra de São Francisco, formada por duas assistentes sociais, foi até o bairro Colina para atender duas famílias que tiveram suas casas danificadas pela ação das fortes chuvas que caíram sobre o município nos últimos dias. As residências, com potencial risco de desmoronamento de paredes, estão localizadas na rua Marechal Teodoro.

A primeira casa, localizada de frente para a rua, pertence à moradora Lorraine Fonseca de Almeida. Parte da parede da cozinha desmoronou, deixando a janela pendurada e gerando um grande risco de novo desabamento do restante da parede.

Na segunda casa, que fica localizada no terreno abaixo do barranco que sustenta a primeira residência e que pertence à moradora Daniela de Souza Azevedo, há rachaduras em dois cantos das paredes de um dos quartos. Ela teme que parte da parede da casa da vizinha venha a desabar sobre sua casa e que as rachaduras no quarto provoquem a queda das paredes. Por isso, tanto ela quanto a vizinha Lorraine pediram ajuda à prefeitura, que disponibilizou o atendimento das assistentes sociais.

Segundo a assistente social Josiane da Fraga Januário Felicíssimo, a Defesa Civil esteve vistoriando as duas residências e encaminhou o resultado para a Secretaria de Assistência Social, que, por meio da equipe, visitou as duas famílias, cadastrando-as para as medidas de ajuda que serão realizadas. Porém, as assistentes orientaram as duas famílias a saírem das residências durante os períodos chuvosos e a procurarem abrigo em casas de parentes ou amigos, até que os riscos de desabamentos sejam resolvidos.

A Prefeitura segue atendendo os afetados pelas enchentes e alerta a população para que fique atenta à possibilidade de novas chuvas previstas para os próximos dias. Quem mora nas margens de rios deve observar o nível das águas, e quem mora em encostas deve monitorar a situação durante as chuvas. Em caso de necessidade, procurem abrigos seguros, como casas de parentes ou amigos. Em situações de emergência, entrem em contato com a Defesa Civil pelos números 199, (27) 99529-9303 (ligações e mensagens pelo WhatsApp) e (27) 99625-3151 (ligações e mensagens pelo WhatsApp); e com o Corpo de Bombeiros pelos números 193, (27) 3756-8020 e (27) 3756-8019.

A Defesa Civil também alerta para sinais de perigo, como o aparecimento de rachaduras nas paredes e pisos das residências ou afundamento de parte da estrutura da casa e do terreno. Caso esses sinais sejam identificados, entre em contato com a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros para uma vistoria no imóvel, garantindo a segurança dos moradores.

 

spot_img
spot_img
spot_img