
A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) divulgou o resultado preliminar das inscrições aprovadas do Programa Acelera Agroindústria, referentes aos meses de setembro e outubro de 2025. A relação contempla candidatos nas categorias de empreendimentos coletivos e empreendimentos familiares e pode ser consultada no site oficial da Seag, por meio do link (Clique aqui).
O Acelera Agroindústria tem como foco capacitar e apoiar a Agroindústria Familiar e o Empreendedor Rural, oferecendo treinamentos e consultorias especializadas em boas práticas de higiene, adequação aos serviços de inspeção, branding, design de rótulos, comunicação visual e planejamento digital. A proposta é preparar os participantes para ampliar a competitividade e acessar novos mercados de forma estruturada e sustentável.
De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, o programa é uma ferramenta estratégica para o fortalecimento do setor.
“O Acelera Agroindústria é uma ação do Governo do Estado para qualificar a agroindústria capixaba, agregar valor à produção e ampliar oportunidades de mercado para agricultores familiares e empreendedores rurais. Ao investir em capacitação e gestão, damos condições para que esses negócios cresçam de forma sustentável e competitiva”, destacou.
Interposição de recurso
Os candidatos com inscrições indeferidas têm prazo até o dia 30 de dezembro deste ano para interpor recurso, por meio do e-mail agrolegal@seag.es.gov.br
Além da qualificação técnica, o programa atua na prospecção de compradores e parcerias comerciais, por meio de rodadas de negócios, e incentiva a inovação no turismo rural, com palestras e visitas técnicas. Ao final do processo, a expectativa é que os empreendimentos estejam mais preparados para enfrentar a concorrência, com produtos qualificados e melhor posicionados no mercado.
O Acelera Agroindústria é gratuito, custeado pelo Sebrae e pela Seag, sem custos para os produtores, com exceção da visita técnica. Com o respaldo do Sebrae, referência nacional em desenvolvimento empresarial, o programa apresenta alto potencial de impacto no posicionamento estratégico dos empreendimentos, agregando valor às micro e pequenas do Espírito Santo.











