― Advertisement ―

spot_img

Mutirão de Atendimentos Públicos realiza promoção de cidadania na Escola João Bastos ...

A Prefeitura realizou no último sábado (25) um grande mutirão de atendimentos públicos, envolvendo várias secretarias na Escola Municipal João Bastos, localizada no Bairro...

Saúde oferta tratamento contra tabagismo

A prefeitura realizou na manhã da última terça-feira (5), por meio da Secretaria de Saúde, na Unidade de Saúde do Vargem Alegre, um encontro para pacientes fumantes cadastrados da Unidade, que tinham interesse em parar de fumar.

O Programa de Controle de Tabagismo tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de produtos derivados do tabaco no Brasil.

A equipe municipal é coordenada pela enfermeira Débora Braga, que se fez presente na Unidade no dia do atendimento. A Equipe de Tabagismo de Vargem Alegre é composta pelo médico Phelipy e a enfermeira Larissa Alves.

Também esteve presente a farmacêutica Marcia Almeida, que aproveitou a oportunidade e fez a distribuição dos medicamentos aos pacientes, o que facilitou para os eles, que já consultavam com o médico e saíram da Unidade com a medicação em mãos, não sendo necessário se deslocar até a Farmácia Básica na Sede do município. Foram distribuídos medicação oral e adesivos preconizados pelo Ministério da Saúde.

A equipe realizou atendimentos individuais, pelo médico, pelas enfermeiras e pela farmacêutica. Foram realizadas também rodas de discussão de forma orientada pelos profissionais.

Em Vargem Alegre 8 pacientes estão participando do programa, que tem duração de aproximadamente 4 meses.

No início de maio o Programa de Tabagismo atenderá mais 3 Unidades de Saúde: Vila Vicente, Irmãos Fernandes e Colina, além de Vargem Alegre.

O Programa Nacional de Controle de Tabagismo (PNCT) vem em acordo com a ótica da promoção da saúde, a gestão e governança do controle do tabagismo no Brasil, e vêm sendo articuladas pelo Ministério da Saúde através do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o que inclui o desenvolvimento de um conjunto de ações nacionais que integram o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT).

Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), são oferecidos tratamentos integrais e gratuitos às pessoas que desejam parar de fumar por meio de medicamentos como adesivos, pastilhas, gomas de mascar (terapia de reposição de nicotina) e bupropiona, além do acompanhamento médico necessário para cada caso.

O tratamento no SUS inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, individual ou em grupo e, se necessário, terapia medicamentosa juntamente com a abordagem intensiva.

É importante destacar que ao ingressar no programa de tratamento do tabagismo, as gestões das diferentes instâncias assumem o compromisso de organização e implantação das ações para o cuidado da pessoa tabagista.