― Advertisement ―

spot_img

Confira as fotos do Prêmio SiteBarra Melhores do Ano 2024

Prêmio SiteBarra Melhores do Ano 2024: uma noite inesquecível em Barra de São Francisco Neste sábado, 07 de dezembro de 2024, Barra de São Francisco...

Santos vai receber ‘presentes que nascem do entendimento’, afirma Tarcísio, em discurso

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que os investimentos no Porto de Santos e a obra do Túnel Santos-Guarujá são “presentes que nascem do entendimento” entre o governo federal, sob Luiz Inácio Lula da Silva, e da gestão estadual. A fala ocorre após desentendimentos entre ambas as partes pela “paternidade” da obra na região.
“O Porto vai receber no dia de hoje presentes importantes, que nascem do entendimento, da parceria, e isso torna esse momento mais emblemático”, afirmou o governador em cerimônia em comemoração aos 132 anos do Porto de Santos e Anúncio de Investimentos no Túnel Submerso Santos-Guarujá nesta sexta-feira, 2, no litoral paulista. “O que importa é enxergar o verdadeiro interesse público.”
Lula assinou há pouco, ao lado de Tarcísio, termo de cooperação técnica para a execução das obras do túnel de Santos-Guarujá. Conforme antecipou o Estadão/Broadcast, a construção será custeada 50% pela gestão federal e 50% pela gestão estadual.
A obra terá um valor de investimento na ordem de R$ 6 bilhões. No termo de cooperação, são delineadas as ações e agenda necessárias à execução do empreendimento.
Ambas as gestões federal e estadual chegaram a um acordo sobre o impasse envolvendo as obras do túnel Santos-Guarujá na terça-feira, 30. Durante a manhã, Tarcísio se reuniu com os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, no Palácio do Planalto. Segundo relatos, o encontro foi focado no teor técnico para resolver a questão.
Já no período da tarde, o governador teve outra reunião no Palácio do Planalto com os ministros, mas que também contou com a presença de Lula. De acordo com fontes, essa segunda parte focou mais no teor político para “acertar” a participação de Tarcísio no anúncio das obras do túnel.
Segundo o governador de São Paulo, também foi acertada a parceria com o governo federal para obras da Perimetral. “Com outras obras na Baixada, passaremos de R$ 8 bilhões em investimentos”, disse o gestor estadual.
O governo federal tinha a intenção de construir o túnel Santos-Guarujá com menor participação da iniciativa privada e sem a gestão estadual, que queria financiar o empreendimento com recursos federais. O túnel, inclusive, é uma das obras prioritárias do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado no ano passado por Lula. Contudo, a intenção do governo federal gerou tensão na relação com a gestão de Tarcísio

 

Foto: Reprodução

spot_img