― Advertisement ―

spot_img

Seis cidades obtêm o reconhecimento federal de situação de emergência

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (17), a situação de emergência em...

Programa Rede Comunidade Segura

Roda de samba na Fames celebra Zumbi dos Palmares e abolição da escravatura

Refletir sobre a construção da civilização brasileira e a contribuição africana no processo identitário, a partir da manifestação do samba. Com essa proposta didático-pedagógica, a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) recebe, na próxima segunda-feira (13), às 17 horas, uma roda de samba.

“Escolhemos a data que comemora os 136 anos da abolição da escravatura, reconhecendo em Zumbi dos Palmares o maior expoente dos movimentos de resistência à escravidão no Brasil”, afirma o professor do Núcleo de Musicologia da Fames, Fernando Secomandi.

De acordo com o professor, o encontro terá a participação de docentes, alunos, convidados e o público interessado, visando a propiciar um ambiente didático alternativo, tanto para a comunidade acadêmica, quanto para os sambistas que atuam no mercado.

“A criação desse ambiente de intercâmbios entre a academia e os movimentos populares é de suma importância para a prática e o entendimento da música enquanto fenômeno antropológico e para a construção de uma pedagogia próxima de nossa essência cultural”, complementa Secomandi.

O grupo de trabalho que encaminha esse projeto conta ainda com os professores Nelson Gonçalves, Thiago Pessanha e Edileny Alves, além de outros docentes e alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado ligados às escolas e movimentos do samba capixaba.

Serviço:

Roda de Samba em homenagem a Zumbi dos Palmares

Data: 13/05 (segunda-feira)

Horário: 17 horas

Local: Área externa da Faculdade de Música do Espírito Santo

Gratuito e aberto ao público