spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Capixaba em Toronto mostra realidade após nevasca e brinca: “É linda, mas vem viver com ela”

  Um capixaba natural de Barra de São Francisco, no Noroeste do Espírito Santo, e que atualmente mora em Toronto, no Canadá, chamou a atenção...

Roda de conversa do Projeto Avivar aborda o Setembro Amarelo com foco na valorização da vida

Idosos do projeto avivar participaram de uma roda de conversa sobre a campanha do “Setembro Amarelo” na tarde dessa quinta-feira (25). Com foco na prevenção ao suicídio, abordado pela campanha, a Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o encontro com os idosos cadastrados no projeto na sede do Projeto Avivar, localizado no bairro Nova Barra. O tema deste ano foi “Setembro Amarelo – Valorizando a vida e superando os desafios”.

A roda de conversa contou com a participação do secretário Municipal de Saúde, Wanderson Melgaço, que realizou a abertura do evento e seguiu com uma palestra ministrada pela psicóloga do Projeto Avivar, Drª Adriana Apolinário.

Entre os principais tópicos abordados estiveram:
•   Conscientização e prevenção do suicídio;
•   Reconhecer que precisa de ajuda e aceitar o apoio como ponte para o livramento;
•   Falta de apoio e exclusão do idoso, ponto considerado central pela psicóloga.

Segundo a Drª. Andriana, o carinho e o suporte familiar são fundamentais para evitar sentimentos de rejeição, fortalecendo a autoestima e a valorização da vida na terceira idade. Ao todo 47 idosos participaram do evento e puderam trocar experiências e tirar dúvidas sobre os cuidados com a saúde mental na terceira idade. No final do evento um saboroso lanche foi servido a todos os presentes.

Sobre o Projeto
Inaugurado no dia 11 de fevereiro de 2022, atualmente o Projeto Avivar conta com 1658 inscritos, que desfrutam de várias atividades realizadas para desenvolver e manter a saúde dos usuários do projeto, dentre elas: Aulas de aeróbica e de zumba em dias específicos durante a semana e no sábado, exercícios físicos em academias da cidade, hidroginástica em piscina ao longo da semana e danças de forró no domingo à tarde, além de passeios durante o ano e rodas de conversas orientativas ligadas a saúde e aos direitos dos idosos. Todos eles são acompanhados por uma equipe de multiprofissionais de saúde ofertados pelo Município, garantindo qualidade de vida e saúde integral.

Como participar
Os idosos com idade de 60 anos acima, que quiserem se inscrever no Projeto Avivar, podem procurar a sede da instituição na rua Henrique Fanti, 316, no bairro Nova Barra. O atendimento é de segunda a quinta-feira das 8 às 17 horas e na sexta-feira das 8 às 16 horas.
É preciso apresentar os seguintes documentos:
Carteira de Identidade;
CPF;
Cartão SUS e AMA;
Receitas de medicamentos que faz uso;
Comprovante de residência.

spot_img
spot_img
spot_img