― Advertisement ―

spot_img

Morre aos 102 anos, Dona Babá, moradora de Nova Venécia

A moradora de Nova Venécia, dona Beliza Santos do Nascimento, mais conhecida como Babá, faleceu nesta quarta-feira, dia 17, por volta do meio dia,...

Rio transborda após chuva e Fundão fica com bairros ilhados

A cidade de Fundão, na Região Metropolitana de Vitória, registrou 107, 8 milímetros de chuva em menos de 24h, e foi a cidade que mais registrou chuva no estado na madrugada de terça-feira (20) para quarta-feira (21). O A informação é de Cristian Miranda, do g1 ES e TV Gazeta.

Rio Fundão, que corta a cidade, transbordou e deixou moradores ilhados.

Segundo o gerente da Defesa Civil de Fundão, Valfran Nunes, equipes estão acompanhando as consequências da chuva desde às 22h de terça-feira (20). Uma das áreas mais afetadas foi o distrito de Timbuí e os bairros que ficam próximos ao rio que transbordou.

“A equipe da Defesa Civil esteve em várias ocorrências. Em Timbuí, vários deslizamentos de terra, quedas de barreira e quedas de árvore foram registradas, além de queda de muro e alagamentos em ruas. O comércio foi afetado no Centro da cidade devido ao transbordamento do rio, que quando transborda ele afeta principalmente o bairro Orli Ramos e o bairro Campestre. Essas duas comunidades ficam isoladas com dificuldade de acesso”, explicou o gerente da Defesa Civil.

Pessoas se espremem para passar em rua alagada em Fundão

Pessoas se espremem para passar em rua alagada em Fundão

Além disso, o gerente da Defesa Civil também relatou que alguns bairros registraram falta de energia. Por enquanto, o órgão não identificou desabrigados e desalojados porque ainda estão fazendo levantamentos.

“Só agora estamos conseguindo chegar em algumas áreas porque diminuiu o nível do rio. Teve muita chuva nas cabeceiras do rio, então essa água toda só chegou por volta das 4h na cidade”, disse Valfran.

Fundão registrou mais de 100 milímetros de chuva durante a madrugada

Fundão registrou mais de 100 milímetros de chuva durante a madrugada

Máquinas da Defesa Civil já foram enviadas para Timbuí para realizar a limpeza do local. Na casa do Everaldo, que mora perto do rio que transbordou, a água alagou todo o quintal.

“Foi a noite toda em claro, só olhando toda hora pela janela para ver se saía alguma coisa. O portão abriu sozinho e foi só enchendo. Marquei no relógio e no degrau da minha casa, subiu 20 centímetros de água em 24 minutos. Deitei onze e pouco e o rio vazio, só chovendo muito. Aí eu escutei só o meu vizinho me chamando. Estava tudo alagado, só deu tempo de tirar meu carro, subir minhas máquinas e esperar”, comentou o morador.

A previsão de chuva continua para o município. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a probabilidade é de 70% de chuva para acumulados de 50-70 milímetros em trechos do centro-oeste do estado, sendo que pontos isolados podem registrar entre 70-100 milímetros.

A chuva deve perder força apenas na quinta-feira (22).

Bairros que ficam próximos ao rio que transbordou foram afetados

Bairros que ficam próximos ao rio que transbordou foram afetados