spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Capixaba em Toronto mostra realidade após nevasca e brinca: “É linda, mas vem viver com ela”

  Um capixaba natural de Barra de São Francisco, no Noroeste do Espírito Santo, e que atualmente mora em Toronto, no Canadá, chamou a atenção...

Rede Cuidar amplia acesso à saúde de alta complexidade e realiza mais de 35 mil atendimentos em seis meses

 

A superintendente da Rede Cuidar, Fernanda Milanese, participou, nesta semana, do programa Norte Notícias, na Rádio Notícia FM, de Nova Venécia e falou sobre os avanços, desafios e ações desenvolvidas pela unidade de saúde localizada em Nova Venécia, que atende 14 municípios da região Norte do Espírito Santo.

Fernanda, que é ex-prefeita de Boa Esperança, está na função da Rede Cuidar há seis meses, após convite do governador Renato Casagrande e do presidente do Cim Norte, Edilson Monteiro, atual prefeito de Pinheiros.

“Estamos muito felizes, é uma área que eu sempre atuei e que tenho muito prazer em estar. É um desafio muito grande, mas também uma grande oportunidade de servir e ajudar as pessoas”, afirmou.

Segundo Fernanda, desde que assumiu a superintendência, a Rede Cuidar realizou 35.120 atendimentos, um número expressivo que reflete o esforço em ampliar o acesso à saúde especializada. “É um número alto, mas ainda temos um desafio grande com a taxa de absenteísmo”, pontuou.

Foram 48.190 agendamentos no período, e aproximadamente 12.500 pessoas não compareceram às consultas ou exames marcados. “Estamos investigando o motivo dessas faltas e buscando soluções junto aos municípios”.

A Rede Cuidar funciona por meio de um consórcio que reúne 14 municípios, e a porta de entrada do atendimento é a Unidade Básica de Saúde de cada localidade. Após avaliação médica, os pacientes são encaminhados para a Rede Cuidar, onde realizam exames e consultas de alta complexidade.

“Além de nos comunicarmos por telefone e redes sociais, estamos indo aos municípios, visitando as secretarias de saúde, entendendo as dificuldades e nos aproximando ainda mais. Queremos que o copo transborde, e não apenas fique pela metade”, destacou Fernanda.

Com o objetivo de aproximar ainda mais os serviços da população e reduzir o deslocamento de pacientes, a equipe implantou o projeto “Rede Cuidar mais perto de você”, que leva os atendimentos para os próprios municípios.

“Já estivemos em Jaguaré, Pinheiros, Ponto Belo, Montanha e, neste sábado, vamos a Pedro Canário. Levamos nossas especialidades para junto da população, reduzindo riscos na estrada e o cansaço das viagens”, explicou.

A Rede Cuidar oferece uma ampla variedade de especialidades e exames, como: cardiologia, neurologia, ginecologia, otorrinolaringologia, ultrassonografias, mamografias, eletrocardiogramas, exames laboratoriais diversos, raio-x e atendimentos de enfermagem.

Para tentar reduzir as faltas, a Rede Cuidar adota diversas estratégias de contato com os pacientes: SMS, ligações diretas, contato via regulação municipal e pelas empresas terceirizadas responsáveis pelos atendimentos.

“Tudo isso só funciona se os cadastros estiverem atualizados. Por isso, trabalhamos em conjunto com as equipes de regulação de cada município para qualificar as informações e garantir que o paciente seja avisado corretamente”, reforçou.

A superintendência também busca fortalecer parcerias com instituições de ensino. Uma das colaborações já iniciadas é com a Faculdade Multivix, com foco em capacitações e apoio ao acolhimento dos pacientes na unidade.

“A média é de 350 a 400 pessoas atendidas por dia. Acolher bem é um desafio, e queremos trabalhar para melhorar ainda mais esse processo”, destacou Fernanda.

A Rede Cuidar também desenvolve ações voltadas para grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com deficiência. Um dos exemplos foi o cuidado no atendimento de crianças durante exames de eletroencefalograma, com disponibilização de desenhos para pintar e prioridade no atendimento.

“Temos um projeto de brinquedoteca aprovado pelo Edilson e estamos organizando tudo para implantar em breve. Nosso objetivo é acolher com carinho e dignidade”, disse.

Fernanda finalizou a entrevista agradecendo ao governador Renato Casagrande, ao vice-governador Ricardo Ferraço, ao secretário de Estado da Saúde Tyago Hoffmann, à equipe do consórcio de saúde e, principalmente, a todos os servidores da Rede Cuidar.

“Trabalhamos todos os dias com amor, responsabilidade e respeito. Não precisamos de cargo para fazer a diferença na vida das pessoas. Precisamos de empatia, vontade de servir e de estar próximos de quem precisa”, concluiu.

spot_img
spot_img
spot_img