Quatro escolas da rede municipal de Barra de São Francisco, no Noroeste do Espírito Santo, começaram a contar com internet de alta velocidade. A novidade faz parte do Programa Educação Conectada, que integra a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENECC), do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Mais de 575 alunos estão sendo beneficiados. Além de melhorar a aprendizagem em sala de aula, a conexão também ajuda no planejamento dos professores e no dia a dia da gestão escolar.
Na Escola Municipal Cachoeirinha de Itaúnas, a diretora Jedalia Silva Dias Oliveira destacou o impacto da mudança. “Essa conexão de escolas e internet é um avanço muito grande para a educação, tanto para os alunos quanto para os professores e direção escolar”, disse.
Já na Escola Municipal Wilson Ferreira, em Vila Santo Antônio, a diretora Joana Montovanelli acredita que a novidade traz mais agilidade. “Essa adesão vem fortalecer o ensino em nossa escola, trazendo atualização em nosso sistema educacional”, afirmou.
Na Escola Família Agrícola Normília Cunha dos Santos, a diretora Lucinéia Gomes da Silva ressaltou que a conectividade facilita desde o planejamento das aulas até o aprendizado dos estudantes.
Na Escola Municipal Barra de Itaperuna, em Vila Itaperuna, a diretora Maria Lúcia Marcolino lembrou que os alunos já vivem conectados. “Esse avanço fortalece a educação e representa investimento na formação de professores e gestores para o uso da tecnologia digital”, disse.
O Programa
O objetivo do Programa de Inovação Educação Conectada, desenvolvido pelo Ministério da Educação e parceiros, é apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica.
Nesse sentido, o Programa fomenta ações como auxiliar que o ambiente escolar esteja preparado para receber a conexão de internet, destinar aos professores a possibilidade de conhecerem novos conteúdos educacionais e proporcionar aos alunos o contato com as novas tecnologias educacionais.











