Com objetivo de promover atividades para crianças e adolescentes a partir da educação em saúde, levando à consciência vacinal no ambiente escolar, o projeto da Secretaria da Saúde (Sesa) “Zé Gotinha nas Escolas” foi um dos temas principais durante o VI Congresso Capixaba de Enfermagem (CCENF).
O evento, que aconteceu entre os dias 24 e 27 de setembro, de forma on-line, reuniu profissionais, recém-formados e graduandos de Enfermagem de todo o Estado.
O projeto “Zé Gotinha nas Escolas” é desenvolvido pelo Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis (PEI), da Secretaria da Saúde, em parceria com o Programa Saúde nas Escolas (PSE) estadual e municipal, e com as instituições de Ensino Superior e apoio da Prefeitura de Vitória (PMV). A iniciativa tem como campo de prática as escolas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, alcançando crianças com faixa etária de 04 a 14 anos.
Durante a mesa de debate sobre o projeto, que foi a primeira do evento, no dia 25, os representantes das instituições de ensino participantes do projeto, como a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) e a Faesa, realizaram a apresentação das experiências exitosas em educação em saúde desde a sua implementação, em março deste ano.
Para a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, a participação da equipe no VI Congresso Capixaba de Enfermagem e a apresentação do projeto “Zé Gotinha nas Escolas’ se traduziu em uma oportunidade para fortalecer a importância da educação em saúde no ambiente escolar.
“Este projeto não apenas promove a conscientização vacinal entre crianças e adolescentes, mas também engaja a comunidade escolar em um diálogo sobre a prevenção de doenças. Espaços como este são essenciais, pois permitem a troca de experiências e conhecimentos entre profissionais de saúde, acadêmicos e educadores, criando uma rede de apoio que potencializa nossas ações”, destacou a coordenadora Danielle Grillo.
O Programa Estadual de Imunizações ainda esteve presente no dia 26, com representantes na mesa sobre “Inovação e Novas Tecnologias em Imunização”, onde puderam apresentar os “Calendários de vacinação dos Setores Públicos e Privados”, além de falar sobre “Incorporação de Novas Vacinas no Sistema Único de Saúde (SUS) no ano de 2024”; e de “Normas e procedimentos de vacinação: orientações mais atuais sobre sítios de aplicação das vacinas”.