― PUBLICIDADE ―

Mulher com sinais de espancamento e estupro é internada em estado grave em São Mateus

  A Polícia Civil investiga o caso de uma mulher de 32 anos encontrada inconsciente, com sinais de agressão física e sexual, na madrugada do...

Programa Pet Vida realiza castrações gratuitas em forma de mutirão itinerante em Vila Pavão

 

Pela primeira vez, o município de Vila Pavão recebeu um mutirão público e gratuito de castração de animais domésticos. A ação, realizada no fim da semana passada pelo Programa Estadual de Bem-Estar Animal “Pet Vida”, promoveu procedimentos cirúrgicos em cães e gatos, marcando um avanço nas políticas de proteção animal na região.

A iniciativa, organizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA), em parceria com o Consórcio CIM Norte e a Prefeitura local, teve como foco atender animais em situação de rua e tutores em vulnerabilidade socioeconômica, que nunca haviam tido acesso a serviços veterinários gratuitos dessa magnitude.

O prefeito João Trancoso publicou um vídeo nesta semana para agradecer publicamente as entidades e autoridades que viabilizaram a implementação do projeto voltado à saúde animal no município. Em sua mensagem, Trancoso destacou o apoio do Governador Renato Casagrande, do Consórcio CIM Norte, do coordenador do programa, Daniel Castilho, e da equipe de profissionais da MedPet, responsáveis pela execução técnica da iniciativa.

Trancoso não deixou de mencionar a deputada estadual Janete de Sá, conhecida defensora dos direitos dos animais e o secretário Estadual de Meio Ambiente, Felipe Rigone que remanejaram recursos do Programa PetVida para o consorcio CIM Norte, garantido dessa forma, os recursos necessários para levar o projeto aos municípios da região.

“Estamos aqui para ressaltar a importância desse projeto para quem tem animais de estimação e agradecer as pessoas e entidades que tornaram possível sua implementação”, afirmou o prefeito no vídeo.

 

O evento ocorreu na Praça do Colono nos dias 13 e 14 de fevereiro e mobilizou dezenas de moradores. A ação realizou 80 castrações de animais domésticos, entre cães e gatos, priorizando as fêmeas. “Esta é uma conquista para o município e pela primeira vez, o poder público trouxe uma ação estruturada e gratuita para controlar a população de animais e evitar o sofrimento de famílias que não têm condições de custear esses procedimentos”, afirmou o secretário de Meio Ambiente do município, Eder Zemke.

Os serviços, executados pela empresa MedhPet, seguiram protocolos rigorosos: avaliação clínica com exames laboratoriais, tricotomia (remoção de pelos), microchipagem e uso de roupas pós-operatórias. As cirurgias utilizaram anestesia inalatória e bisturi ultrassônico, tecnologias que garantem maior segurança e recuperação acelerada. Após os procedimentos, tutores receberam kits com medicamentos e orientações para os cuidados pós-cirúrgicos.

Um marco para a proteção animal local

A SEAMA destacou que a ação em Vila Pavão é um piloto para expandir o “Pet Vida” a outros municípios do Espírito Santo. “Além de controlar zoonoses e reduzir o abandono, essa iniciativa rompe barreiras econômicas. Muitas famílias nunca puderam castrar seus animais por falta de recursos”, explicou um porta-voz da secretaria.

A adesão massiva ao programa – com vagas esgotadas em poucos dias – reforçou a demanda por políticas públicas permanentes, voltadas às ações de bem-estar animal.

spot_img
spot_img
spot_img