― PUBLICIDADE ―

Metade dos brasileiros sofreu fraude, diz Serasa Experian

Metade dos brasileiros (51%) foi vítima de alguma fraude no ano passado. Desses, 54,2% tiveram prejuízo financeiro. Os dados fazem parte do Relatório de...

Programa de barragens alavanca o polo de agricultura irrigada

Coroando seu trabalho em prol do Polo de Agricultura Irrigada do Norte Capixaba, o deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB) participou, nesta quinta-feira (20), no Palácio Anchieta, do lançamento do programa de financiamento de construção de pequenas barragens com a liberação de R$ 60 milhões em crédito subsidiados para os produtores.

Com um investimento que pode chegar a R$ 150 mil por propriedade, o programa oferece condições facilitadas de financiamento, com juros subsidiados e prazos de pagamentos estendidos.

“Estamos juntos, eu, o governador Renato Casagrande o vice-governador Ricardo Ferraço, empenhados em criar as melhores condições para a agricultura do Espírito Santo, seja a de larga escala, seja a agricultura familiar. A construção de barragens é uma das principais demandas do Polo de Agricultura Irrigada e agora vamos ter os recursos para isso. Vai alavancar nosso agro”, disse Mazinho.

EXPECTATIVA

O programa de financiamento para pequenas barragens, lançado pelo governador Renato Casagrande, é uma iniciativa que promete impulsionar a agricultura familiar e garantir a segurança hídrica no Estado. Será criada uma linha de crédito específica para produtores rurais, possibilitando a construção de barragens de uso agropecuário dentro de suas propriedades.

Para se enquadrar no programa, as barragens precisam ter até 5 hectares de lâmina d’água e no máximo 50 mil metros cúbicos de capacidade de armazenamento. O objetivo é garantir que os produtores, especialmente os da agricultura familiar, tenham acesso à água, um recurso essencial para a produção agropecuária, de forma sustentável e eficiente.

A expectativa é que o programa impulsione a construção de até 1.362 barragens em um prazo de 12 anos. Com essa quantidade de barragens, se todas fossem construídas com a área e volume máximos de enquadramento, seria possível atingir até 68,1 milhões de metros cúbicos de água armazenada e 6.810 hectares de lâmina d’água.

Com mais segurança hídrica, os produtores poderão aumentar sua produção, gerar mais renda e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Espírito Santo.

Durante a agenda, o governador oficializou o envio do projeto de Lei à Assembleia Legislativa, que altera o regulamento do Fundo de Fortalecimento da Economia Capixaba (Fortec), para permitir a utilização de recursos do fundo no financiamento das barragens. Essa mudança permitirá que recursos do fundo sejam destinados ao financiamento das barragens, criando o suporte legal necessário para beneficiar os produtores.

“Este programa é um marco para a agricultura capixaba. O Governo do Estado está demonstrando  seu compromisso com o desenvolvimento rural, oferecendo aos produtores a oportunidade de investir em infraestrutura hídrica e aumentar a resiliência de suas propriedades frente às mudanças climáticas. Com o apoio do Fortec e a parceria com o Bandes, a Agerh [Agência Estadual de Recursos Hídricos], o Idaf [Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo] e o Incaper, estamos construindo um futuro mais próspero para o campo e para as famílias que vivem da agricultura”, avaliou o secretário Enio Bergoli. (Da Redação com assessoria e Secom)

spot_img
spot_img
spot_img