Profissionais das secretarias de Saúde do Espírito Santo e do Piauí se uniram para garantir a transferência de um paciente do Sistema Único de Saúde (SUS). O esforço conjunto permitiu que a distância de mais de dois mil quilômetros fosse vencida e Pedro Batista Duarte, que estava internado no Hospital Estadual Dr. João dos Santos Neves (HJSN), em Baixo Guandu, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), pode dar continuidade ao tratamento próximo de sua família, em seu estado natal.
A transferência, que aconteceu no último dia 21 de setembro, contou com o apoio das equipes técnicas dos hospitais estaduais João dos Santos Neves e Silvio Avidos (HMSA), localizado em Colatina, além da Central de Regulação piauiense.
Natural da cidade de Regeneração (PI), Pedro veio ao Espírito Santo para trabalhar no corte de cana-de-açúcar, no município de Linhares. O paciente foi internado no HMSA no dia 28 de junho, após sofrer um AVC. Devido às complicações neurológicas em decorrência do acidente, ele foi transferido para um leito de longa permanência no HEJSN.
Durante a internação no Silvio Avidos, Pedro recebeu cuidados integrais da equipe multidisciplinar e esteve acompanhado de seu filho, Willian Noronha Duarte, 26 anos, que demonstrou interesse em acolher o pai em casa, no Piauí.
O Escritório de Gestão de Altas (EGA) do HMSA iniciou, então, uma intervenção com a família, rede de saúde e socioassistencial do município de Regeneração e também com a Central de Regulação do Piauí, para organizar a desospitalização do paciente, uma vez que ele teria demanda de cuidados diários. Ao ser transferido para o hospital em Baixo Guadu, o Serviço Social da unidade deu seguimento ao contato com a central de vagas. No dia 13 de setembro, uma vaga no hospital da cidade de Amarante (PI), distante cerca de 20 quilômetros de Regeneração, foi disponibilizada para a transferência.
“O acolhimento à família foi realizado por meio de atendimentos diários ao filho William Duarte, que permaneceu acompanhando o pai na instituição. O filho demonstrava um anseio muito grande em ser transferido para cidade de origem para ficar próximo à família, pois segundo ele não conhecia ninguém aqui no Estado, não tendo nenhuma rede de apoio. Perto da família, teriam como revezar o acompanhamento e posteriormente conseguir realizar a desospitalização”, explicou a assistente social do hospital João dos Santos Neves, Débora Visintim.
A Secretaria de Saúde do Piauí, por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), contratou o transporte aeromédico para realizar a remoção, que foi feita no dia 21 de setembro. Durante o processo, a equipe multidisciplinar do HJSN esteve em contato com o responsável do transporte, prestando informações e realizando intervenções para que o paciente fosse transferido em segurança.
O filho do paciente agradeceu todo o empenho das equipes em atender à solicitação da família e trabalhar para que a transferência de seu pai fosse realizada em segurança para o estado de origem da família. “Quando eu mais precisei na minha vida, me deram muito apoio. Só quero agradecer a todos pela atenção e apoio”, declarou William Duarte.