spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Senado aprova PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos

  O plenário do Senado aprovou nessa quarta-feira (10), por unanimidade, o projeto que cria um novo marco legal para o enfrentamento ao crime organizado...

Primeira mulher a presidir o Tribunal de Justiça do ES é de Barra de São Francisco

É de Barra de São Francisco, na região Noroeste do Estado, a primeira mulher da história a presidir o Tribunal de Justiça do Espírito Santo. A desembargadora Janete Vargas Simões foi eleita por unanimidade, nesta quinta-feira (02), para comandar o Poder Judiciário a partir de dezembro pelo próximo biênio, em sucessão ao desembargador Samuel Meira Brasil.

Janete e o marido, Carlos Simões Fonseca, que também é de Barra de São Francisco, exerceram juntos a magistratura como membros do TJES até julho deste ano, quando ele completou 75 anos de idade e se aposentou, deixando também a presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES).

Janete Vargas chegou à Corte em 2014, promovida por merecimento, passando a integrar o quadro de desembargadoras, que somente começaram a ocupar esse espaço neste início de século, com a promoção, em 2005, da juíza Catharina Maria Novaes Barcellos como primeira mulher a fazer parte do Pleno do TJES.

O tribunal tem 30 membros. Catharina aposentou-se em 2015. Ocupava, então, a vice-presidência da Corte. Hoje, dos 29 membros efetivos do TJES, só seis são mulheres (perto de 20%). Há uma cadeira vaga: justamente a do marido da desembargadora Janete, Carlos Simões Fonseca, aposentado no último mês e julho, ao completar 75 anos.

Desde 1891, o TJES teve 71 presidentes homens. Janete Vargas Simões formou-se em Direito na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Teve experiências importantes como representante da categoria: de 2002 a 2004, foi presidente da Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages); de 2020 a 2022, foi a vice-presidente da entidade.

Atualmente, representa a Região Sudeste na Diretoria do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonamec).

A nova diretoria eleita:

Presidente  – Janete Vargas Simões

Vice-presidente – Fernando Zardini Antonio (derrotou por 18 a 11 o desembargador Fernando Estevam Bravin Ruy)

Corregedor-geral de Justiça – Ewerton Schwab Pinto Júnior (teve 21 votos, derrotando Eliana Junqueira Munhós Ferreira e Wallace Pandolpho Kiffer, com 4 votos cada um)

Vice-corregedor-geral de Justiça – Robson Luiz Albanez (unanimidade)

Foi eleita também a nova Mesa Diretora do Tribunal Regional Eleitoral (TRE): 

Presidente – Namyr Carlos de Souza Filho (derrotou Willian Silva por 21 votos a 8)

Vice-presidente e corregedor eleitoral – Arthur José Neiva de Almeida (com 18 votos, derrotou Eliana Junqueira Munhós Ferreira, com 6 votos, e Dair José Bregunce de Oliveira, com 5 votos)

 

Primeira mulher a presidir o Tribunal de Justiça do ES é de Barra de São Francisco
spot_img
spot_img
spot_img