Quem está no Sul do país sofre há alguns dias com a onda de calor que atinge a região e deve continuar pelo menos até esta terça-feira (13), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Apesar das chuvas, as temperaturas nos termômetros continuam altas em Curitiba, no Paraná, e Florianópolis, em Santa Catarina, onde o dia começa com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Já em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas.
A meteorologista do Inmet Deise Moraes diz que, em alguns pontos, pode chover até 50 mm.
“As chuvas começam a avançar ali pelo Rio Grande do Sul e não se descartam chuvas pontualmente fortes, em torno de 40 e 50 milímetros, que devem avançar ao longo do dia para Santa Catarina e o sul do Paraná”, analisa.
De acordo com o Inmet, o alerta de tempestades persiste, com ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. O órgão reforça o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
A temperatura mínima entre as capitais nesta terça-feira (13) fica na casa dos 21ºC em Curitiba — e a máxima será de 35ºC em Florianópolis.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.