Empresários e empreendedores de Barra de São Francisco inscritos no curso Instagram para Negócios estão recebendo capacitação sobre como utilizar as ferramentas da rede social para divulgar empresas e produtos, alcançando clientes além das fronteiras físicas do município e utilizando a tecnologia como aliada. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
O curso teve início nesta segunda-feira (08) e segue até sexta-feira (12), das 18h30 às 21h30, na Escola Municipal João Bastos, no bairro Vila Gonçalves. A carga horária total é de 15 horas, com direito a certificado de conclusão.
A abertura contou com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos, Guilherme Silva Fernandes e sua equipe, que acolheu os alunos e agradeceram pela participação. A capacitação é voltada para empreendedores, empresários e demais interessados em utilizar as mídias digitais para fortalecer seus negócios, melhorar a imagem corporativa e ampliar o alcance de clientes. Ao todo, 15 alunos se inscreveram.
De acordo com informações do prefeito Enivaldo dos Anjos e do vice-prefeito Wanderson Melgaço, a ação representa uma oportunidade de ampliar horizontes para os empreendedores locais. “É uma alegria muito grande poder dar ferramentas para melhorar a gestão de negócios e a venda dos empreendedores, sobretudo no ramo digital, com o Instagram, uma ferramenta que potencializa muito as vendas”, destacaram.
O analista do Senac de São Gabriel da Palha, responsável por atender a região Noroeste do Espírito Santo, Rafael Neitzel Milke, também ressaltou a importância do curso. “O empreendedor físico vai atender apenas a região. Agora, o empreendedor online pode atender o Brasil inteiro. Assim como outros municípios, Barra de São Francisco também tem muita capacidade para oferecer diversos tipos de serviços e produtos a várias regiões, além da nossa”, afirmou.
Já o professor do Senac que ministra as aulas, Bruno Strey Vilela, explicou os principais objetivos da capacitação. “Queremos trazer uma visão atualizada para os profissionais, falando sobre o posicionamento correto nas redes sociais e como construir um Instagram atrativo para alcançar o público-alvo. Até mesmo um pequeno empresário pode fazer anúncios por conta própria, sem precisar contratar uma agência e gastar muito dinheiro sem retorno. Saber usar o Instagram a favor dos negócios traz tranquilidade e ajuda a aumentar os resultados”, explicou.
Os alunos também demonstraram entusiasmo com a oportunidade. O empresário do ramo de marcenaria, Amilton Teixeira de Assis, afirmou: “Para mim é uma ferramenta importante para o meu trabalho, para que eu venha a desenvolver projetos e divulgar o que faço, já que a internet possibilita alcançar mais pessoas. Penso que vou aprender muito com o curso”.
A consultora empresarial e empreendedora no ramo de fabricação de balas de coco, Robstânia Batista de Souza, reforçou a relevância do aprendizado. “Saber gerenciar uma conta de Instagram é fundamental para qualquer pessoa que queira vender produtos ou serviços. Hoje em dia, quem não está nas mídias sociais está fora do mercado. Entender como gerenciar uma conta é essencial para divulgar a marca e os produtos”, destacou.
Com a iniciativa, o prefeito Enivaldo dos Anjos, reafirma o compromisso de apoiar o desenvolvimento econômico local, oferecendo capacitação para que empresários e empreendedores possam ampliar sua atuação por meio da tecnologia, da inovação










