A Prefeitura de Pinheiros, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Campus Montanha, realizou na última sexta-feira (21) o 1° Encontro Formação Continuada em Serviço de 2025. A iniciativa visa fortalecer a qualificação dos profissionais da educação, aprimorar a prática pedagógica e fornecer orientações fundamentais para a gestão escolar e o aprimoramento do atendimento dos trabalhadores da rede municipal.
As formações foram estruturadas para atender às necessidades específicas de cada grupo de profissionais, garantindo um aprendizado direcionado e aplicado ao cotidiano escolar. Entre os temas abordados estavam:
- Gestão da Alimentação Escolar – Capacitação para merendeiras e auxiliares de cozinha, destacando boas práticas na manipulação de alimentos e planejamento nutricional adequado.
- Segurança no Trabalho e Saúde Mental – Destinada a auxiliares de serviços gerais, braçais, zeladores, vigilantes, porteiros e almoxarifes, com orientações sobre segurança no ambiente de trabalho e estratégias para promoção do bem-estar mental.
- Ética e Relações Humanas no Transporte Escolar – Formação voltada para motoristas e monitores escolares, enfatizando a importância da ética, responsabilidade e empatia no atendimento aos alunos.
- O Cuidador Escolar como Agente de Transformação – Voltada para cuidadores e professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), abordando estratégias para tornar o ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor.
- Legislação Educacional: Práticas e Desafios – Capacitação para diretores, secretários escolares e auxiliares de secretaria, promovendo o conhecimento sobre a legislação educacional vigente e sua aplicação na gestão escolar.
- Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e Saúde Mental – Formação ministrada pela professora doutora Patrícia Moschen, do IFES – Campus Montanha, para professores, coordenadores pedagógicos dos anos finais do Ensino Fundamental, EJA e profissionais da CMAEE “Débora Maria Covre”. A capacitação abordou estratégias para tornar o ensino mais acessível e inclusivo, além do impacto da saúde mental no aprendizado.
- Construindo Práticas Pedagógicas significativas na Educação Infantil – Formação continuada em serviço para professores da Educação Infantil, professores de áreas específicas (Arte, Educação Física e Língua Inglesa), auxiliares de sala e estagiários da Educação Infantil, com foco no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e efetivas.
O prefeito Edilson Monteiro reafirmou os investimentos que estão sendo feitos na educação do município, destacando que a capacitação dos profissionais é uma prioridade. “Temos investido em melhorias na infraestrutura das escolas, na ampliação de recursos pedagógicos e, principalmente, na valorização dos nossos profissionais. A formação continuada é um pilar essencial para que a educação de Pinheiros continue avançando e oferecendo um ensino cada vez mais qualificado para nossos estudantes.”
O secretário municipal de Educação, Prof° Udison Brito, destacou que a parceria com o IFES – Campus Montanha fortalece ainda mais a qualificação dos profissionais da rede municipal. “A capacitação contínua dos profissionais é um compromisso da nossa gestão, pois sabemos que um ensino de qualidade começa com servidores bem preparados. Essa parceria com o IFES tem sido essencial para trazer formação técnica e atualizada para nossa rede.”
A professora doutora Patrícia Moschen, que ministrou a formação sobre Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), ressaltou a importância da abordagem inclusiva na educação. “O DUA permite que o ensino seja mais acessível para todos os estudantes, independentemente de suas dificuldades ou limitações. Trabalhar com essa abordagem na rede municipal de Pinheiros é um passo importante para garantir uma educação mais inclusiva e equitativa, promovendo estratégias pedagógicas inovadoras que atendam às diversas necessidades dos alunos.”
O psicopedagogo Bruno Rageteles, que contribuiu para a formação dos cuidadores escolares, enfatizou a relevância do papel desses profissionais na aprendizagem e no bem-estar dos estudantes.