― Advertisement ―

spot_img

Praça Floro Lima ganha parquinho para as crianças

A prefeitura de Barra de São Francisco, através da secretaria de Obras, realizou a entrega do parquinho para as crianças na Praça Floro Lima,...

Prefeitura de Barra de São Francisco cria Sala de Situação com Estratégias de Combate à Dengue na Vigilância em Saúde

Diante do aumento de casos de dengue em Barra de São Francisco e região, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde anunciou, nesta quarta-feira (28), a criação da Sala de Situação das Arboviroses, como medida para estabelecer estratégias para o enfrentamento da doença. A medida foi formalizada, por meio da portaria nº 139/2024, pelo prefeito Enivaldo dos Anjos.

A Sala de Situação tem a finalidade de garantir o trabalho das equipes envolvidas no combate ao Aedes aegypti, coordenar as medidas de prevenção com capacidade de resposta adequada aos níveis de transmissão neste período crítico e assegurar o cumprimento dos protocolos de atendimento aos casos suspeitos de dengue, chikungunya, zika e febre nas unidades de saúde.

Para a organização dos trabalhos, os membros e representantes de departamentos e divisões de pastas municipais e órgãos do Governo do Estado, farão reuniões semanais para articular ações a fim de eliminar criadouros do mosquito, bem como intervir, se necessário, para garantir oferta adequada dos serviços de vigilância e assistência em saúde.

Visando atender as diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, a Sala também irá contribuir com a elaboração e implantação do Plano de Contingência de Arboviroses. Estas doenças virais que são transmitidas por artrópodes, como mosquitos e carrapatos, sendo o principal vetor mais conhecido o Aedes. Dentre as enfermidades mais comuns, estão a dengue, zika e chikungunya, que provocam uma variedade de sintomas, desde febre alta até complicações mais sérias.

Ao picar uma pessoa infectada, o mosquito se transforma em portador do vírus e o transmite a outras pessoas. O controle das arboviroses requer medidas de prevenção, como a eliminação dos criadouros dos mosquitos, uso de repelentes eficazes e implantação de estratégias de controle vetorial por parte do Poder Público.

A colaboração da população é essencial para o enfrentamento destas doenças, com garantia de um ambiente seguro e saudável a todos.

Composição

A Sala de Situação das Arboviroses será composta pelos representantes das seguintes secretarias e órgãos: Secretaria Municipal da Saúde; Secretaria Municipal de Limpeza Pública; Secretaria Municipal de Transportes e Estradas; Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Guarda Civil; Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Delegados de Água Potável, Esgoto, Internet e Energia Elétrica; Hospital Dr. Alceu Melgaço Filho; Corpo de Bombeiros Militar de Barra de São Francisco.

Os trabalhos será presidido pelo Secretário Municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves.

Dólar permanece em alta