― Advertisement ―

spot_img

Real Noroeste treina pela primeira vez em Barra de São Francisco visando a Série D

A equipe do Real Noroeste está realizando pela primeira vez no Estádio Municipal Joaquim Alves de Souza, na tarde desta terça feira (16), seus...

Prefeitura de Barra de São Francisco cria Sala de Situação com Estratégias de Combate à Dengue na Vigilância em Saúde

Diante do aumento de casos de dengue em Barra de São Francisco e região, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde anunciou, nesta quarta-feira (28), a criação da Sala de Situação das Arboviroses, como medida para estabelecer estratégias para o enfrentamento da doença. A medida foi formalizada, por meio da portaria nº 139/2024, pelo prefeito Enivaldo dos Anjos.

A Sala de Situação tem a finalidade de garantir o trabalho das equipes envolvidas no combate ao Aedes aegypti, coordenar as medidas de prevenção com capacidade de resposta adequada aos níveis de transmissão neste período crítico e assegurar o cumprimento dos protocolos de atendimento aos casos suspeitos de dengue, chikungunya, zika e febre nas unidades de saúde.

Para a organização dos trabalhos, os membros e representantes de departamentos e divisões de pastas municipais e órgãos do Governo do Estado, farão reuniões semanais para articular ações a fim de eliminar criadouros do mosquito, bem como intervir, se necessário, para garantir oferta adequada dos serviços de vigilância e assistência em saúde.

Visando atender as diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, a Sala também irá contribuir com a elaboração e implantação do Plano de Contingência de Arboviroses. Estas doenças virais que são transmitidas por artrópodes, como mosquitos e carrapatos, sendo o principal vetor mais conhecido o Aedes. Dentre as enfermidades mais comuns, estão a dengue, zika e chikungunya, que provocam uma variedade de sintomas, desde febre alta até complicações mais sérias.

Ao picar uma pessoa infectada, o mosquito se transforma em portador do vírus e o transmite a outras pessoas. O controle das arboviroses requer medidas de prevenção, como a eliminação dos criadouros dos mosquitos, uso de repelentes eficazes e implantação de estratégias de controle vetorial por parte do Poder Público.

A colaboração da população é essencial para o enfrentamento destas doenças, com garantia de um ambiente seguro e saudável a todos.

Composição

A Sala de Situação das Arboviroses será composta pelos representantes das seguintes secretarias e órgãos: Secretaria Municipal da Saúde; Secretaria Municipal de Limpeza Pública; Secretaria Municipal de Transportes e Estradas; Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Guarda Civil; Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Delegados de Água Potável, Esgoto, Internet e Energia Elétrica; Hospital Dr. Alceu Melgaço Filho; Corpo de Bombeiros Militar de Barra de São Francisco.

Os trabalhos será presidido pelo Secretário Municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves.