A Secretaria da Cultura (Secult) recebeu do Governo Federal a destinação do Edifício Castelo Branco, localizado no Centro de Vitória, para a implantação de sua nova sede. A cessão aconteceu, nessa segunda-feira (09), durante a cerimônia de destinação de áreas da União para políticas públicas no Espírito Santo e a instauração do Fórum Estadual de Apoio ao Programa Imóvel da Gente no Estado, iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Secretaria do Patrimônio da União (SPU).
O Edifício Castelo Branco fica em uma área estratégica em termos de acesso à cultura e abrigará a sede da Secretaria, atualmente instalada na Enseada do Suá, uma área distante do centro histórico, que é onde estão localizados os equipamentos de cultura do Estado, sob gestão da Secult, como o Museu de Arte do Espírito Santo (Maes), a Casa da Música Sônia Cabral, o Teatro Carlos Gomes, HubES+ e a Galeria Homero Massena (GHM).
Além disso, a Secretaria passa a economizar um importante recurso, usado para cobrir o aluguel da atual sede. O novo espaço contará com cerca de 2000 metros quadrados, divididos em três pavimentos, que passarão por uma pequena reforma, para a mudança, prevista para dezembro de 2025.
A transferência da sede também é uma previsão do programa ‘Cidade Administrativa’, do Governo do Estado. O plano, que teve início em 2020, prevê a mudança dos órgãos do Estado para o Centro de Vitória, com o objetivo de concentrar o núcleo administrativo estadual, beneficiando os cidadãos que buscam por serviços públicos, além de fomentar a aproximação e a integração entre os órgãos, e contribuir para o processo de revitalização da região.
Segundo o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, a mudança de sede vai possibilitar que a equipe da secretaria tenha um contato mais direto e facilitado com os fazedores de cultura e com os espaços culturais geridos pelo governo estadual. “Também deixará a pasta mais inserida no contexto cultural aquecido do Centro de Vitória e dos nossos espaços, colaborando para o fortalecimento do território”, disse.
Programa Imóvel da Gente
O programa visa promover a destinação de imóveis da União para áreas prioritárias, como saúde, assistência social, educação, habitação e cultura, assegurando à população o acesso aos direitos fundamentais e aos serviços públicos necessários para o pleno exercício da cidadania.
O Fórum Estadual de Apoio ao Programa Imóvel da Gente no Estado tem como foco a promoção do uso eficiente do patrimônio público, com a destinação de imóveis da União para apoiar projetos que atendam às necessidades da população nas mais diversas áreas. O evento, que também marcou o anúncio de outras importantes entregas do programa no Espírito Santo, foi realizado no auditório do Edifício do Governo Federal, e contou com a presença de representantes das entidades da sociedade civil organizada, bem como de autoridades dos governos federal e estadual, como a secretária adjunta do Patrimônio da União, Carolina Stuchi.