spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Carnaval complicado: moradores fecham ponte de acesso a Prado

A cidade de Prado é um dos destinos favoritos de quem escolhe o litoral Sul da Bahia para passar o Carnaval,  mas este ano...

Poluição visual: Linhares retira 35 mil metros de fios de postes da cidade

Uma cidade bonita, plana, ruas largas, com aras de modernidade, enfeitada pela lagoa Juparanã, pelo rio Doce e dezenas de outras  lagoas refletindo o céu azul e a luz do sol, grande surto de desenvolvimento econômico, segunda maioe população do interior capixaba.

Esta é Linhares, com mais de 180 mil habitantes e uma economia vibrante, mas também com uma poluição visual que não dá inveja a ninguém, provocada pelo lixo da tecnologia obsoleta nos postes da cidade.  Uma espécie de Nova York antes de Nikola Tesla descobrir a transmissão alternada se energia.

Mas essa poluição visual, que se vê em Vitória e Vila Velha, sem que os gestores deem nela um jeito simples, está com os dias contados na bela Linhares.

O prefeito Lucas Scaramussa (Podemos) acompanha, pessoalmente, a força-tarefa que determinou para tirar o lixo nos postes da cidade, lá deixado, principalmente, por companhias telefônicas e de Internet e Tv a cabo.

LIMPEZA

Os fios pendurados e o emaranhado de cabos nos postes de Linhares estão com os dias contados. Em apenas duas ações realizadas no centro da cidade, uma força-tarefa resultou na retirada estimada de 35 quilômetros lineares de cabos de telecomunicações, incluindo cabos do tipo Drop FTTH, ASU e cabos metálicos obsoletos, totalizando cerca de 2,5 toneladas de resíduos.

O prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa,  destaca que a iniciativa representa um avanço importante para a organização urbana e a segurança da população.

“Estamos colocando ordem em uma situação que se arrastava há muitos anos. Esses fios em desuso causam poluição visual, oferecem riscos e prejudicam a imagem da cidade. Linhares está avançando e precisa de uma infraestrutura urbana à altura”, afirmou o prefeito.

A força-tarefa é liderada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, com o apoio de outras secretarias municipais, da EDP e de empresas de telefonia, TV e internet.

As empresas foram orientadas a catalogar todos os cabos em uso. Aqueles que não estiverem identificados ou regularizados estão sendo retirados.

“Essa é uma ação conjunta, com diálogo e responsabilidade. O que estiver fora do padrão ou sem identificação será removido. Nosso objetivo é uma cidade mais organizada, segura e bonita”, reforça Lucas Scaramussa.

Os trabalhos de limpeza ocorreram em duas etapas: dia 11 de janeiro, na Rua Capitão José Maria, no trecho entre a Avenida Prefeito Samuel Batista Cruz e a Avenida João Felipe Calmon, e novamente no último domingo (08. 02), na Avenida Augusto Pestana, no mesmo trecho.

Somente na primeira etapa da ação, realizada em janeiro, foram retiradas duas caixas coletoras completamente cheias de fios descartados.

A retirada do cabeamento obsoleto contribui diretamente para a organização da infraestrutura urbana, reduz riscos à população e melhora significativamente o aspecto visual da cidade. O impacto positivo já pode ser percebido na valorização das fachadas de prédios e estabelecimentos comerciais do centro.

“O centro é o cartão de visitas de Linhares. Esse trabalho já mostra resultados visíveis e vai continuar. Depois do centro, os bairros também serão atendidos”, destaca o prefeito.

A limpeza da poluição visual em Linhares segue em andamento e faz parte de um conjunto de ações voltadas à modernização da cidade, garantindo mais qualidade de vida para moradores, comerciantes e visitantes. (Da Redação com informações da PML)

 

Poluição visual: Linhares retira 35 mil metros de fios de postes da cidade
spot_img
spot_img
spot_img